quinta-feira, 31 de maio de 2018

Dica da nutri: petiscos saudáveis para a Copa

Dia de futebol, Copa do Mundo rolando, ansiedade pelo Hexa, galera reunida e petiscos servidos.
Se a cada vez que a seleção entrar em campo você cair na tentação das frituras, salgadinhos de pacote, excessos de sal, gorduras ruins, alimentos com baixa qualidade nutricional e bebidas alcoólicas, pode ter certeza que a sua saúde não vai te escalar para a seleção de novo!
Por isso a nutri reuniu várias dicas valiosas para te acompanhar nesse mês de Copa do Mundo. 
Vamos as ideias??

MAIONESE DE IOGURTE: 2 gemas cozidas, 1 pote (180 a 200g) de iogurte natural, 1 colher de mostarda, 1/2 limão espremido, sal, pimenta e temperos à gosto. Bate tudo no mixer ou liquidificador e deixa resfriar. 

GUACAMOLE: 1 abacate maduro (não muito mole); ½ cebola picadinha (pode usar cebola roxa);1 dente de alho picado;1 tomate sem sementes picado; Suco de 1 limão; 2 colheres de sopa de azeite de oliva;Sal, pimenta e temperos naturais à gosto. Preparo: Retire a polpa do abacate e dê uma leve amassada com o garfo, ou pique grosseiramente se gostar dos pedaços de abacate. Adicione todos os outros ingredientes, mexa e confira o tempero.
Petiscos de azeitona, queijos, tomate cereja, ovos de codorna / bruschetta de pepino
PALITOS DE LEGUMES: Podem ser feitos com legumes pré-cozidos (coloque-os na água fervendo por 3 minutos e depois na água gelada para não amolecerem). Faça com cenoura, cenoura baby, pepino, abobrinha, aspargos, vagem, brócolis ou couve-flor, alho poró, pimentão ou rabanete.

PETISCOS SAUDÁVEIS: ovos de codorna (de preferência cozidos e descascados em casa), azeitonas (escorrer a água da conserva e lavar em água corrente para remover o excesso de sódio), queijo ricota em cubos ou outros queijos em cubo, tomate cereja, torradas e biscoitos integrais, de polvilho, tapioca e cereais, batata rústica ou cips (assar no forno ou airfryer), wraps integrais com recheios saudáveis, oleaginosas sem sal e sem açúcar, biscoitos de arroz, salgadinho de grão de bico, etc.
Rolinhos de abobrinha com patês saudáveis / salgadinho de grão de bico / biscoitos integrais e oleaginosas
PIPOCA: vale investir nas pipoqueiras sem gordura e temperos naturais como tempero, além de marcas com preparações e ingredientes mais saudáveis, por exemplo as marcas Mais Pura, Jasmine, Da Magrinha, Pipoca de Colher, etc. Faça também as versões caseiras de microondas ou de panela. Na panela, use azeite de oliva ou óleo de coco em pouca quantidade para estourar as pipocas. 
No microondas - 2 colheres de milho para pipoca, 1 colher de água + sal e temperos à gosto (pode fazer caramelada com açúcar mascavo no lugar do sal). Coloque em um recipiente de vidro, misture os ingredientes e cubra com plástico filme. Faça furos com um garfo e leve ao micro por 5 a 7 minutos (escute o barulho, quando começa a parar de estourar desligue para não queimar). 

BRUSCHETTAS: pão integral fatiado + queijos cremosos (quark, cottage, creme de ricota, requeijão light) + tomate cereja ou normal + 1 folha de manjericão fresco. Assar até que o pão fique crocante. Você pode variar essa combinação com outros ingredientes saudáveis. Além do pão, use legumes como base: rodelas de berinjela, abobrinha ou pepino dão super certo!
Palitos de legumes com pastas ou patês saudáveis / chips de legumes / oleaginosas
PATÊS SAUDÁVEIS: 
- Patê de atum ou sardinha: 1 lata de atum ou sardinha em óleo (drenar e lavar) + 1 copo de iogurte desnatado ou 2 colheres de sopa de creme de ricota light + temperos naturais e sal à gosto. Misturar tudo. Pode ser armazenado na geladeira por 3 dias.
- Patê de frango: 2 filés de frangos desfiados ou 80g de frango moído refogado + + 1 copo de iogurte desnatado ou 2 colheres de sopa de creme de ricota light + temperos naturais e sal à gosto. Misturar tudo e comer 4 colheres. Pode ser armazenado na geladeira por 3 dias.
- Patê de legumes: 1 ou 2 tipo de legumes cozidos amassados (abobrinha, chuchu, cenoura, beterraba, etc) + ½ copo de iogurte desnatado ou 2 colheres de sopa de creme de ricota light + temperos naturais e sal à gosto. Misturar tudo e comer 4 colheres. Pode ser armazenado na geladeira por 3 dias.
- Patê verde: 1 maço de agrião, rúcula, espinafre ou couve (escaldar em água fervente por 2 minutos ou no vapor até amolecer as folhas e bater no liquidificador ou mixer com um pouquinho de água) + 1 copo de iogurte desnatado ou 2 colheres de sopa de creme de ricota light + temperos.
Chips de abobrinha / Pipocas / Biscoitos de polvilho saudáveis
TEMPEROS NATURAIS: Para todos os petiscos use temperos naturais - sal de ervas, pimentas, alecrim, manjericão, páprica, cúrcuma, etc. Nada de caldo de galinha ou temperos prontos industrializados. Quanto mais natural, mais sabor e mais saúde!

Gostaram das dicas? Aproveitem muito!
Beijocas

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário com elogios, críticas, dúvidas e sugestões!
Sua opinião é muito importante para o Rendas e Paetês! :)
Agradecemos sua visita e volte sempre!

Cuidados com a pele no inverno

Como está a sua a pele nesse fim de outono e início de inverno? Essa época pede cuidado redobrado com a hidratação do corpo, do rosto e do...

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...