terça-feira, 3 de outubro de 2017

Outubro Rosa

Outubro está apenas começando e nós não podemos deixar de falar dessa causa tão relevante para as mulheres: a prevenção do câncer de mama.
EU USO ROSA! 
O Outubro Rosa é um movimento teve início em 1990 e seu objetivo desde o início foi o de servir como um alerta sobre o câncer de mama e suas manifestações. Esta doença ocorre quando há um crescimento exagerado de células anormais, formando um tumor. Esta é a forma mais comum de câncer entre as mulheres e pode ser evitado através de bons hábitos de vida (alimentação equilibrada, atividade física, evitar o álcool e o tabagismo), optar pela amamentação materna e evitar o contato seguido com emissores de radiação. 
O teste de toque e observação pode e deve ser feito em casa, em frente ao espelho, durante o banho ou em outros momentos do dia. Você deve buscar nódulos (caroços) fixos ou móveis nos seios, pele retraída, manchas avermelhadas, texturas que fogem ao comum, alterações no bico dos seios e secreção de líquidos. Ao surgir qualquer um desses sintomas, busque um profissional ginecologista para avaliar o seu caso, evitando complicações e iniciando um tratamento adequado quando necessário (mamografias diagnósticas ou de rastreamento).

E por falar em mamografia, se você tem entre 50 e 69 anos, a mamografia de rastreamento deve ser feita à cada 2 anos, prevenindo o surgimento de alterações antes e sintomas. 

Como boa nutricionista, vou deixar aqui algumas dicas de alimentação que atuam na prevenção do câncer de mama. Confere:
  • Para as mamães, a amamentação no peito é um fator protetor.
  • Evite o consumo exagerado de bebidas alcoólicas, açúcar, sódio e gorduras no dia-a-dia. Evite também alimentos embutidos, frituras, refrigerantes e fast foods.
  • Inclua frutas, verduras e legumes diariamente em sua alimentação, pois são fonte de antioxidantes e micronutrientes fundamentais para a imunidade e manutenção da saúde.
  • Evite o excesso de alimentos industrializados e ultraprocessados, preferindo alimentos in natura sempre que possível.
  • Aumente o consumo de cereais integrais e prefira métodos de cozimento mais saudáveis, como assar, grelhar ou cozinhar, evitando frituras. 
  • Evite temperos prontos industrializados, prefira sempre temperos naturais para dar sabor e funções ao seu alimento.
  • Alguns alimentos relacionados com a prevenção do câncer de mama: fontes de fitoestrogênio (derivados da soja - consumir com moderação, feijões, grãos integrais), fontes de fibra (frutas, verduras, legumes, cereais integrais, feijões, castanhas), antioxidantes (frutas e verduras fontes de vitamina C, E e pigmentos como o licopeno e betacaroteno - limão, laranja, morango, tomate, kiwi, pimentão, repolho, vegetais verdes escuros, gema de ovo, castanhas,cenoura, mamão, manga, abóbora e mais...) e gorduras boas (azeite de oliva, ômega-3 - peixes de águas geladas como o salmão, linhaça, chia, castanhas, abacate.
A saúde é nosso bem mais precioso. Vamos cuidar com amor, sempre!
Beijocas

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário com elogios, críticas, dúvidas e sugestões!
Sua opinião é muito importante para o Rendas e Paetês! :)
Agradecemos sua visita e volte sempre!

Ideias de Halloween

Esse post já é um clássico de todos os anos, né?  Queria inovar nas inspirações , mas percebi que já havia falando sobre todos os temas r...

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...