terça-feira, 10 de outubro de 2017

Dia das crianças: comida divertida

Pensei várias vezes no que falar sobre o dia das crianças por aqui, e claro, cheguei na melhor conclusão: comida! A gente ama, os pequenos também, e as inspirações vão além da brincadeira e entram na questão do comportamento alimentar (a nutri aqui anda muito inspirada nesse tema).
Já percebeu o quanto é difícil mudar velhos hábitos alimentares que trazemos ao longo da vida? É por isso que a infância é o melhor momento para desenvolver o paladar para alimentos saudáveis. Mas é natural que as crianças tenham medo do desconhecido e uma certa resistência aos vegetais, principalmente de cor verde (temos estudos científicos que discorrem sobre isso). 

Uma forma de trabalhar essa restrição ao consumo de saladas, legumes e frutas é tornando-as atrativas. Assim, reuni as melhores ideias vindas do Pinterest (não vivo sem!) para dar dicas sobre o tema. 
 A verdade é que encontrei muuuuuitas imagens sobre o tema, algumas praticamente impossíveis de montar na realidade dos nossos dias. Tentei trazer as mais fáceis e possíveis de se fazer e que ao mesmo tempo tenham uma coerência nutricional (porque não adianta combinar um monte de coisas que não tem nada a ver entre si só pra ficar bonito, né?)
 Uma dica valiosa é, além de montar os pratos, criar histórias sobre os formatos dos desenhos e incluir no papo a importância do consumo dos nutrientes. Com todo esse repertório, os alimentos se tornam ainda mais atrativos. E para as mamães que estão iniciando a introdução alimentar, vale lembrar que um alimento deve ser apresentado mais de 10x em formas diferentes para a criança reconhecer se gosta ou não. 
 Para a montagem dos pratos, utilize o máximo de alimentos saudáveis que puder. Lembre-se que comida de verdade não tem milhões de embalagens e ingredientes - fica a dica para o consumo consciente e reduzido de produtos alimentícios industrializados. 
Se puder levar as crianças para auxiliar na montagem dos pratos, melhor ainda! A valorização dos nutrientes e alimentos se dá dessa forma e fica muito mais fácil cativá-los a consumir. E vale lembrar que o grande exemplo somos nós, adultos, que devemos dar. Por isso precisamos equilibrar também os nossos hábitos!
Tem cada prato lindo, né? 
A qualidade nutricional da comida alimenta nosso corpo, mas é a aparência que alimenta a nossa alma!
Beijocas

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário com elogios, críticas, dúvidas e sugestões!
Sua opinião é muito importante para o Rendas e Paetês! :)
Agradecemos sua visita e volte sempre!

Ideias de Halloween

Esse post já é um clássico de todos os anos, né?  Queria inovar nas inspirações , mas percebi que já havia falando sobre todos os temas r...

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...