domingo, 25 de setembro de 2016

7 dicas de estudo

Esse post já estava nos planos há algum tempo, mas só agora consegui elencar tudo que queria repassar de informação. Como vocês já sabem, tive a experiência de fazer duas faculdades ao mesmo tempo e já comentei algumas coisas por aqui (deixei os links abaixo). Para dar conta de todos os compromissos e ainda me sair bem, precisei de organização e dedicação (atitudes que comentarei abaixo).
LINKS RELACIONADOS:

O objetivo de hoje é dar algumas dicas para quem está precisando organizar seus estudos nessa reta final do ano. Espero poder ajudar! :)

1- Planeje e crie uma rotina: Essa dica é fundamental para quem trabalha, estuda e faz outras atividades extracurriculares. Sem planejamento você dificilmente irá dar conta de tudo (e mesmo que dê, algum ponto pode falhar). Quando você consegue criar um cronograma de atividades, sabe exatamente onde precisará estar em cada momento do dia, quanto tempo levará nas trocas de funções e como conseguirá incluir suas horas de estudo fora da escola/faculdade. São vários os modelos de planners semanais que estão disponíveis na internet (é só pesquisar), mas eu ainda aconselho usar uma agenda (para visualizar seus compromissos à longo prazo). Vale usar a agenda do celular também, mas evite que este seja seu único meio de anotações.

2- Elenque suas prioridades: Tem uma prova super difícil na sexta e um trabalho pra entregar na quarta? Se você sabe que não terá tempo o suficiente para se dedicar efetivamente à ambos, escolha dedicar-se à mais àquela matéria que você precisa de nota ou tem maior dificuldade. Mas não deixe de fazer o seu máximo na prova e no trabalho! Outro ponto é descobrir se você prefere começar  de cara com o que é mais difícil ou resolver as coisas mais simples primeiro para depois partir para as mais complexas. Eu sou do segundo time e prefiro deixar o mais fácil pronto para poder me dedicar integralmente às maiores dificuldades. 

3- Quem deixa para depois não faz ou faz mal feito: Precisa resolver um problema? Está com dúvida? Falta mais de uma semana para a prova? Não deixe pra depois! Quando falamos em estudar, o depois pode ser muito tarde. Questione, pesquise e resolva suas pendências o quanto antes. Minha mãe costuma falar uma frase célebre: "primeiro o dever, depois o lazer". Tenho seguido essa regra há anos e não me arrependo por nada. 
4- Esteja descansado, mas não procrastine: Seu corpo e sua mente precisam estar descansados na hora de estudar, caso contrário seu rendimento será mínimo e você passará a maior parte do tempo destraído. Por isso é importante dormir bem, sair com a família e os amigos e fazer aquilo que se gosta de fazer. A grande questão é não deixar que esses momentos de prolonguem e virem a famosa "procrastinação", ou seja, o ato de adiar o máximo possível aquilo que precisa ser feito.

5- A internet atrapalha, sim. Mas também pode ajudar: Todos os assuntos que tenho dificuldade ou que não gosto de estudar, apelo para as vídeoaulas no Youtube. São vários vídeos que conseguem explicar de forma detalhada as mais variadas matérias, fazendo com que você saia um pouco da leitura e do resumo e consiga aplicar o que já sabe. Só não dá para cada 5 minutos desligar do estudo e passear por todas as redes sociais, né? Controle-se!

6- Aproveite as aulas: Voltando a falar sobre o celular, acredito que hoje ele seja a principal fonte de desconcentração (e eu super me incluo como vítima). A questão é que prestar atenção durante a aula faz com que você ganhe tempo depois, não precisando estudar taaanto em casa aquilo que já ficou claro quando o professor explicou. Além disso, os professores não gostam de competir sua atenção com o celular, ok? Aqui entra um pouco de bom senso e respeito, né gente?

7- Técnicas de estudo: Pra mim, a melhor forma de estudar sempre foi lendo em voz alta ou fazendo resumos (reescrevendo as partes mais importantes e lendo, lendo e relendo). Nem todo mundo se dá bem com essa técnicas, então você precisa identificar o modo com que apresenta maior facilidade e investir nele. Algumas pessoas gostam inclusive de se gravar lendo um resumo e ficar ouvindo até a hora da prova... Tente e experimente novas formas até encontrar a sua. 

Falei um pouquinho do que acho o principal, galera!
Qualquer dúvida ou sugestão peço que me mandem, pois adoro ajudar vocês :)
Beijocas

Um comentário:

  1. Oi Amanda,
    Acho fundamental criar uma rotina e um planejamento de estudo. A internet ajuda com vídeos no you tube, mas deve evitar o acesso nas redes sociais.
    big beijos
    Lulu on the sky

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário com elogios, críticas, dúvidas e sugestões!
Sua opinião é muito importante para o Rendas e Paetês! :)
Agradecemos sua visita e volte sempre!

Como usar: maxi cardigan

Sobre peças de roupa que eu eu AMO: cardigan (ou cardigã, ambos são corretos) . Mas esse amor aumenta quando opto por maxi cardigans, que ...

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...