domingo, 22 de maio de 2016

Vida saudável - dicas e experiências

Esse era um assunto que eu pretendia falar em vídeo assim que começasse com o canal. Mas aí, pensando muito sobre o assunto, resolvi contar um pouco das minhas experiências e dar algumas dicas para quem pretende mudar seus hábitos de vida.
Eu comecei nessa onda de mudar meus hábitos de vida em julho do ano passado, mas priorizava mais os exercícios físicos do que a dieta e de quebra passei por aquela fase extrema do final da faculdade (ansiedade e comida, sabem com funciona né...). Enfim... terminada a faculdade e passadas as férias, comecei a levar a sério minha reeducação alimentar em fevereiro desse ano.

Minha rotina é muito simples - não estou fazendo nenhuma dieta restritiva e nenhum treinamento extenuante. A reeducação alimentar é um conjunto de estratégias e escolhas alimentares mais saudáveis a partir do que era habitual para você. Esse processo deve ser feito de maneira gradativa, inteligente e eficaz, o que não altera radicalmente sua rotina e é completamente possível de seguir. Nesse sentido, passei a comer muito mais vegetais, cereais integrais, tomar mais água, eliminar os refrigerantes e sucos industrializados, diminuir as gorduras e carboidratos ruins, ajustar as quantidades e fracionamentos das refeições entre outras coisas.
Minha motivação maior foi um choque de realidade (como sempre...) relacionado aos meus exames bioquímicos que estava apresentando alterações e afetando minha saúde. Para que não sabe, trato o hipotireoidismo desde os 6 anos de idade e lido com uma anemia chatinha à algum tempo. Eu estava um pouco acima do peso, complicando um pouco mais esse quadro clínico, e claro que isso também mexe um pouco com o nosso lado estético (embora não tenha sido meu foco principal à princípio).
Além disso, queria colocar à prova meus conhecimentos recém adquiridos na graduação em Nutrição, kkk.

Nem preciso dizer que em dois meses senti mudanças incríveis, né? A disposição para essa correria dos dias apareceu como um passe de mágica, kkk. Além disso, até agora foram 7kg eliminados - sem sacrifícios, juro! Mas é claro que eu também sou humana e tenho minhas vontades, seja de chocolate ou de pizza e não gosto de passar vontade, não. Mais uma vez o segredo é o equilíbrio, já que não como essas coisas diariamente e deixo para momentos específicos.
Essa é uma dica para você que tem compulsão por esse tipo de alimento - eles devem ser entendidos como uma ocasião especial, não como uma rotina. Assim ficarão ainda mais saborosos para serem degustados -  no sentido de alimentar a mente além de nutrir o corpo. Quando consumimos diariamente essas comidinhas não saudáveis, aceitamos o risco dos malefícios que podem gerar ao nosso corpo e nem sentimos mais prazer em comer. Aliás, comer é muito psicológico também. Se você sentir qualquer tipo de problema em relação aos alimentos, deve procurar não somente um nutricionista, mas também um psicólogo.
Eu era do time que odiava academia com todas as minhas forças (falei isso aqui no blog várias vezes). Sofri bastante no começo, mas quando surgem os primeiros resultados isso é realmente motivador (você passa a querer ir todos os dias, kkk). Desde então faço atividade física pelo menos 4 vezes por semana, cerca de 1h e 30min por dia, variando entre exercícios aeróbicos, musculação e aula de boxe e muay thai. Mas tudo isso é orientado por profissionais de educação física, ok?

Passando um tempinho à mais em casa tenho testado várias receitas simples de comida de verdade e vários ingredientes diferentes. De vez em quando rola até uns testes de coisas sem glúten, sem açúcar, sem farinha branca, enfim... Mas não sou nada paranoica com isso e acredito que o equilíbrio é a chave tudo, certo?
Para finalizar, lembro que esse combo de alimentação + atividade física é fundamental para a prevenção e tratamento de doenças e trás inúmeros benefícios à saúde. Se você deseja conquistar resultados, não hesite em procurar ajuda de profissionais. O bem-estar com o corpo e com a mente é fundamental para a nossa vida e para isso precisamos fazer as pazes com a nossa alimentação
E sabe aquela frase que diz que daqui a um ano você vai desejar ter começado hoje? Pois é, tem feito cada vez mais sentido pra mim. :)

Minhas experiências eu conto no Instagram e na minha Fanpage de Nutrição (curte aí! :D).
Beijocas :*

3 comentários:

  1. mt legal esse post, a gente tem que priorizar nossa saude e nos sentirmos bem com a gente msm

    www.tofucolorido.com.br
    www.facebook.com/blogtofucolorido

    ResponderExcluir
  2. Olá, Amanda!
    Saúde é o nosso bem precioso. Temos que ir atrás de alimentos saudáveis e fazer atividade física. Não disponho de tanto tempo, mas faço uma pequena caminhada diariamente indo pro trabalho.
    Big beijos
    Lulu on the sky

    ResponderExcluir
  3. Oi Amanda
    Entendo muito bem o que você disse, pois procuro fazer reeducação alimentar há muitos anos, e acredito que ela seja para sempre. Evidente, que várias vezes pisamos na bola, enfiamos o pé na jaca, mas o importante é a consciência do que nos faz bem, apesar de não ser o mais saboroso. E atividade física vem coroar este pacote de preservação da nossa boa saúde.
    Muito boa postagem, Amandinha.
    Um beijo.

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário com elogios, críticas, dúvidas e sugestões!
Sua opinião é muito importante para o Rendas e Paetês! :)
Agradecemos sua visita e volte sempre!

Instagram: globetrotters & travelers

O clima de viagem continua na minha cabeça e também fica visível na timeline do meu Instagram, kkk. São vários os perfis que dão dicas de ...

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...