quarta-feira, 11 de maio de 2016

No-poo, low-poo e co-wash, você conhece?

Faz um tempo que queria falar sobre esse assunto, mas acabei esquecendo (parabéns pra mim, kkk). Mesmo assim ele continua em pauta e há muito para ser pesquisado e debatido sobre o assunto. Mas vem cá, você já ouviu falar nos termos "no-poo" "low-poo" e "co-wash"?
Pra começo de conversa, as três técnicas dizem respeito a lavação do cabelo e provém da teoria de que os sulfatos, substância presente nos shampoos, seria responsável não somente pela limpeza, mas consequente remoção dos óleos naturais dos fios. Além disso, os petrolatos e silicones insolúveis podem criar uma "capa" nos fios que até impede a perda de água, mas também impede a penetração de compostos hidratantes importantes, depositando substâncias químicas e poluição que, por fim, ressecam os fios.  A partir disso surgem esses novos conceitos de cosméticos...

NO-POO: É a não utilização de shampoos ao lavar o cabelo. Logo, esse processo de higienização se dá pelo co-wash - uso de condicionador. Para tanto não é permitida a utilização de produtos derivados de petróleo e silicones insolúveis. Existe uma lista de componentes permitidos e proibidos para os adeptos destas técnicas que você pode conferir abaixo:

LISTA DE COMPONENTES DE COSMÉTICOS PROIBIDOS E PERMITIDOS.

LOW-POO: É a utilização de shampoos sem sulfatos na sua composição, ou de produtos permitidos. Seu guia foi descrito por Lorraine Massey em seu livro Curl Girl, já traduzido para português como "Manual da garota cacheada". Nesse post do Cacheia.com você encontra os mínimos detalhes.
Low-poo e No-poo NOVEX     |     Low-poo e Co-wash YAMÁ     |     Low-poo LOLA COSMETICS     |     Low-poo BIOEXTRATUS     |     Low-poo PHYTOERVAS     |     Condicionador para co-wash GARNIER     |     Condicionador para co-wash DOVE     |    Creme multifuncional para No-poo YAMÁ     |     Creme multifuncional para No-poo SALON LINE     |    Definidor de cachos para No-poo g gelatin CAPICILIN     |    Co-wash BIOEXTRATUS     |     Condicionador para No-poo L'OREAL.

CO-WASH: É a forma de limpeza usada por quem adota o no-poo, substituindo o shampoo. Essa "limpeza" é feita com o condicionador (desde que não possuam derivados de petróleo e silicones insolúveis).

Não esqueça que todos os produtos capilares entram nesse "detox", viu? Logo, as "regras" valem para máscaras, cremes de pentear, séruns, etc.
Essas técnicas são super indicadas para cabelos cacheados que tendem a ser mais secos, mas podem ser usadas em qualquer tipo de cabelo. Teoricamente elas diminuem os danos aos fios de verdade e os cabelos ficam naturalmente hidratados.
O ponto negativo é que os produtos poder ser um pouco mais caros (quando específicos para este fim), mas essa realidade vem mudando já que várias marcas passaram à se preocupar com estas técnicas. Também há uma certa dificuldade de ler os rótulos para conhecer todos os ingredientes das fórmulas e identificar os proibidos e liberados. Porém já existem listas de produtos internet à fora que facilitam a compra de seu produto ideal.

Existem diversas dicas para quem optar por essa rotina mais saudável para seus cabelos, basta se dedicar na pesquisa sobre produtos, rotinas e componentes.
Beijocas

5 comentários:

  1. vejo mts meninas falando dessas tecnicas mas ainda nao sabia direito do que se tratava, bem bacana o post

    www.tofucolorido.com.br
    www.facebook.com/blogtofucolorido

    ResponderExcluir
  2. Oiii...Não conhecia estas técnicas! Que bom que compartilhou!muito interessante! Beijos e fique com Deus!

    ResponderExcluir
  3. Oiii...Não conhecia estas técnicas! Que bom que compartilhou!muito interessante! Beijos e fique com Deus!

    ResponderExcluir
  4. Oi Amanda
    Nunca ouvi falar sobre isto, achei bem complicado, mas é sempre bom saber das novidades.
    Beijo.

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário com elogios, críticas, dúvidas e sugestões!
Sua opinião é muito importante para o Rendas e Paetês! :)
Agradecemos sua visita e volte sempre!

Como usar: maxi cardigan

Sobre peças de roupa que eu eu AMO: cardigan (ou cardigã, ambos são corretos) . Mas esse amor aumenta quando opto por maxi cardigans, que ...

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...