terça-feira, 5 de abril de 2016

Bate papo: Cosméticos orgânicos

Em tempos de preservação, sustentabilidade e saúde, os produtos naturais ganham um espaço cada vez maior na nossa vida. Mas além da alimentação, das roupas e demais insumos para nosso cotidiano, uma nova categoria de cosméticos desponta como opção ecológica e natural: são os cosméticos orgânicos. Mas afinal, o que significa isso? 
Vamos começar conceituando um cosmético orgânico. Estes produtos são  formulados com pelo menos 95% de ingredientes orgânicos dentre os naturais, sendo que os outros 5% podem possuir substâncias sintéticas permitidas (ou seja, estas também são certificadas). Não existe uma resolução específica sobre cosméticos orgânicos no Brasil, por isso estes seguem os mesmos padrões de regulamentação de outros orgânicos. Alguns das instituições certificadoras são a IBD e a ECOCERT.

Na definição de orgânico, segundo a Lei 10.831/2003, sua produção deve adotar técnicas específicas que otimizem os recursos naturais e socioeconômicos, bem como a cultura das comunidades rurais, objetivando a sustentabilidade e utilização inteligente da energia, do solo e preservando o ambiente.
Assim os produtos tornam-se saudáveis (no sentido de não oferecer doenças) e não geram danos ecológicos em grande escala (como a indústria convencional proporcionaria).
As porcentagens e ingredientes válidos para estas porcentagens variam conforme a certificadora.
QUAL O BENEFÍCIO DE UM COSMÉTICO ORGÂNICO?
Além dos já citados, referentes à sustentabilidade, preservação e menor proporção de substâncias sintéticas, estes cosméticos podem apresentar uma maior disponibilidade de nutrientes ofertada por hidratantes, máscaras e outros, já que são formulados com maior parte de produtos naturais. A ausência de corantes, conservantes e corantes sintéticos diminui o risco de alergia, doenças e danos à pele, principalmente quando esta for muito sensível.  O descarte destes produtos (após remoção, como no caso de máscaras, esfoliantes, etc) não gera danos ao ambiente, como pode acontecer com produtos sintéticos (poluição de rios, por exemplo}.

COSMÉTICOS ORGÂNICOS DISPONÍVEIS
É possível encontrar hidratantes, máscaras, óleos essenciais (para aromaterapia), sabonetes, shampoos e condicionadores, águas florais, maquiagem (batons, bases, sombras, delineadores, lápis, blush, pó compacto e máscara de cílios), esmaltes, tinturas de cabelo, desodorantes, óleos de banho e muito mais. O preço é visivelmente maior do que os cosméticos convencionais (por motivos óbvios), mas valem a pena pelo conceito que possuem. 
Sugestões de marcas e lojas online: Herbia | Beleza Orgânica | Ikove | Cativa Natureza | Flor de Magnólia | Arte dos Aromas | Vila Orgânica Natural | Vitta Verde e muitas outras.
Busque sempre os selos de certificação: IBD, ECOCERT, USDA Organic, Cruelty Free e outros.
Falamos em outras oportunidades sobre os produtos que não são testados em animais, os chamados cruelty free certificados pelo PEA - confira esta lista AQUI.

Essa é uma excelente opção para quem está buscando um estilo de vida mais saudável como um todo. E pra você que possui alergia aos componentes sintéticos dos cosméticos, nem se fala, né?
Espero que tenham gostado! Beijocas

3 comentários:

  1. Confesso que ainda não conhecia os produtos,mas vou conferir agora os sites, beijos!

    www.garotadelicada.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Sou super a favor desse tipo de produto e também alimentos.
    Uma pena que ainda é mais caro.
    Mas eu acredito nos progressos!
    Adorei o post!

    bjOO

    Blog Breshopping da Dany
    SORTEIOS Breshopping da Dany SORTEIOS
    Instagram: @breshopping_da_dany
    Twitter: @brechodanylins

    ResponderExcluir
  3. Oi amanda
    Já tinha ouvido falar nestes cosméticos orgânicos, mas ainda não tive o prazer de ver nenhum ao vivo e em cores.
    Em alimentos, se fosse fácil encontrar na minha cidade só usaria estes produtos.
    Um beijo

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário com elogios, críticas, dúvidas e sugestões!
Sua opinião é muito importante para o Rendas e Paetês! :)
Agradecemos sua visita e volte sempre!

Como usar: maxi cardigan

Sobre peças de roupa que eu eu AMO: cardigan (ou cardigã, ambos são corretos) . Mas esse amor aumenta quando opto por maxi cardigans, que ...

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...