sexta-feira, 25 de março de 2016

Limpando os pincéis de maquiagem

Já lavou seus pinceis de maquiagem essa semana? 
A gente AMA maquiagem, mas será que estamos cuidando direitinho dos nosso pincéis (que tanto nos ajudam a ficar lindas)? Neste post você vai aprender o modo correto de limpar, lavar e secar seus pincéis e esponjas de maquiagem. 

E olha, é importante lembrar que deixar os pincéis muito tempo sujos e expostos à contaminação (principalmente nos banheiros), pode propiciar o crescimento de fungos e bactérias que geram doenças de pele, como alergias e irritações.

LIMPEZA PRÁTICA

Quem atua com maquiagem precisa higienizar os pincéis entre um trabalho e outro. Entretanto, não dá para lavar adequadamente nesse curto período de tempo. Sugerimos duas formas para fazer esse processo:
1. Líquido para limpeza de pincéis: disponíveis em diversas marca, eles auxiliam na remoção dos resíduos do pincel. Basta borrifar o líquido e limpar o excesso em um papel toalha. 
2. Lenços removedores de maquiagem: Funcionam da mesma forma, porém, o lenço já está umedecido. Basta passar os pinceis em movimentos de vai e vem ou circulares. Cuidado para não "molhar" demais as cerdas. Opte por retirar o excesso de produto em um papel toalha. 
Vale lembrar que essas duas técnicas NÃO SUBSTITUEM o processo de lavagem. Este deve ser feito semanalmente ou quinzenalmente conforme a frequência de uso.
Luvas e utensílios para lavar pincéis. Procure aplicar a água e apenas sobre as cerdas e seque os pincéis de forma inclinada.
LAVANDO OS PINCEIS:
O interessante é separar os pinceis de cerdas sintéticas dos pinceis de cerdas naturais. 
Para os sintéticos, molhe as apenas as cerdas e coloque um pouco  de sabonete líquido antibacteriano ou shampoo de bebê na palma da sua mão. Esfregue o pincel em movimentos de vai e vem ou circulares. Não precisa fazer muita força, ok? Mantenha o pincel inclinado para que a água não entre na madeira ou no metal que une as cerdas ao cabo. Você pode repetir esse processo até que enxague e e a espuma saia branquinha. 
Para as cerdas naturais você usará o mesmo processo, mas após o uso do sabonete, deve usar um pouco de condicionador de cabelo (de preferência neutro, sem tantas funcionalidades). Coloque uma gota na mão e passe os pinceis para que as cerdas o absorvam. Aí é só enxaguar com água corrente e colocar para secar. 
No caso dos pincéis duo fiber (metade sintético, metade natural), deve ser usado o condicionador. Normalmente estes pinceis são de base, um dos cosméticos que mais adere às cerdas clarinhas. Sugerimos que você deixe de molho em líquidos de limpar pincéis (até 1h) e depois prossiga com a lavagem recomendada. 
E o pincel de batom? Tão difícil de limpar né? Isso tudo devido à cera usada na composição desse produto. Uma ideia é deixar o pincel de molho no líquido higienizador de pinceis ou no próprio demaquilante cremoso ou oleoso. Deixe alguns minutos e tente lavá-lo conforme as indicações acima.
 Hoje é possível encontrar luvas específicas para lavar pincéis (com cerdas de silicone) que auxiliam na remoção dos resíduos e poupam suas mãos do contato prolongado com o sabonete (que costuma ressecar a pele). 
Além do sabonete bactericida, shampoo ou condicionador, existem produtos específicos para este fim lançados por várias marcas. Alguns dos nomes comuns são, brush cleanser, higienizador de pinceis e outros. Porém, você deve observar as indicações de uso na embalagem para garantir uma limpeza efetiva (além de não danificar cerdas naturais ou sintéticas pela química mais forte). 
Higienizadores de pincéis: Make Up For Ever; M.A.C.; Clinique; Dailus Pro; Quem disse Berenice?; Contém 1g.
Disponíveis em marcas nacionais e internacionais.

SECANDO OS PINCÉIS
O ideal é deixar os pincéis secarem à sombra, sem utilizar nenhuma fonte de calor (como o secador). Isso porque o calor pode ressecar os fios, tornando-os quebradiços, o que acaba com os pincéis, né? Por isso, você deve ajeitar as cerdas no formato usual com as mãos e colocá-los para secar sobre uma toalha, na horizontal, enfileirados, e se possível levemente inclinados no sentido das cerdas (para que a madeira do cabo ou o metal da junção não absorvam a água). 
Isso pode levar algumas boas horas, então prefira lavá-los à noite para que estejam sequinhos na manhã seguinte. Caso algum pincel teimosos não queira voltar à sua forma, borrife um pouco de água e faça movimento circulares sobre a toalha. Se não funcionar você pode usar spray de cabelo e arrumá-los novamente, deixando secar na horizontal. 
ESPONJAS
São adoráveis ao trabalhar com finalização de pele, ainda mais agora que estamos na onda dos contornos. Para higienizá-las, coloque água e sabonete em um recipiente e mergulhe a esponja. Com a mão você deve apertar e soltar até que o líquido fique bastante sujo. Descarte esta água e coloque novamente a mistura de água e sabonete. Repita o processo até que a água fique limpinha. Para secar, remova o excesso de água com as mãos e use papel toalha para absorver o possível. Deixei-a sobre a toalha, como os pinceis e, dentro de algumas horas ela estará seca. 
Pra fechar, vale lembrar da importância de não compartilhar os pincéis com terceiros, principalmente aqueles que tem contato com as mucosas (olhos e batom), o que aumenta muito o risco de contaminação. Vão seguir as dicas e manter essses lindos sempre limpinhos, né amores?
Beijocas

7 comentários:

  1. Adorei as dicas flor, pois confesso que até um tempo atras eu levava de qualquer jeito e isso danificava os meus pinceis.
    beijos e tenha um ótimo feriado.
    www.garotadelicada.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Amei as dicas quero uma luva dessas para lavar os pinceis achei bem pratica ! Bjs
    www.maniasdapatty.com

    ResponderExcluir
  3. Eu estou querendo muito uma luva dessas para lavar os pinceis.
    Acho super prática.
    Eu lavo os meus de acordo com a frequência que eu uso. Tem semanas que quase não uso.
    Ótimas dicas!
    Tenho vontade de testar também os líquidos prontos para lavar pinceis.
    Beijos!

    Blog Pam Lepletier

    ResponderExcluir
  4. Oi Amanda,
    Ainda não vi dessas luvas sabia? Uso shampoo de bebê para lavá-los.
    Big beijos
    www.luluonthesky.com

    ResponderExcluir
  5. Nossa, Amanda, preciso lavar os meus, apesar de que uso muito pouco, só mesmo o dos batons é que uso todos os dias, este eu cuido melhor e lavo com sabonete líquido para as mãos.
    Beijo.

    ResponderExcluir
  6. A lavagem de pincéis é muito importante, né? Ótimas dicas.
    Eu uso shampoo de neném pra lavar os meus e borrifo álcool 70. Lavo 1 vez por mês, senão não há cerdas que resistam.

    Beijos, lindona.

    Chiquereza

    ResponderExcluir
  7. Olá Querida!Tema muito importante!Dicas anotadas,hein?Desejo uma Feliz Páscoa para você!Que o Senhor Jesus Abençoe muito a sua vida! Beeeeiiiijooosss e fique com Deus!

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário com elogios, críticas, dúvidas e sugestões!
Sua opinião é muito importante para o Rendas e Paetês! :)
Agradecemos sua visita e volte sempre!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...