domingo, 6 de dezembro de 2015

E se eu usar cosméticos vencidos?

Garanto que você já se deparou com sua penteadeira cheia de produtos que usou muito pouco. E aí não adianta, alguns sempre acabam vencendo antes do fim. 
A pergunta de hoje é: e se eu usar cosméticos vencidos? O que pode acontecer? 
Respondemos algumas de suas dúvidas nesse post!
ESMALTE: Com todas as cores e inúmeros vidrinhos disponíveis no mercado fica difícil usar um esmalte até o fim, né? Assim o tempo vai passando e eles vão vencendo. No Brasil a legislação obriga que as marcas estipulem uma data de validade com mês e ano após a fabricação (esse período é de três anos). Já no exterior, a validade é contada por um tempo específico após a abertura da embalagem. Entretanto a validade dos esmaltes não está relacionada somente a sua sanidade (ou seja, não fazer mal a quem usa), mas a capacidade de cumprir seu papel, esmaltando as unhas sem irregularidades.
ISSO SIGNIFICA QUE... desde que o esmalte não apresente um cheiro diferente ou modifique sua cor, você pode usar sim. O importante é que ele continue colorindo as unhas sem dificuldade. Vencido ou não, produtos que modifiquem seu cheiro, consistência ou cor devem ser descartados, pois existe o risco de contaminação e danos à pele. E você sabe o modo certo de descartá-lo? Despeje o líquido em um papel higiênico ou papel toalha, espere secar e aí sim pode jogar fora até em lixo reciclável. Nunca jogue o esmalte na água corrente (como em pias ou na descarga) e nem no solo. 

MAQUIAGEM: A maioria das mulheres ama maquiagem, né? E por isso vivemos comprando novos produtinhos. Assim como os esmaltes, nem sempre dá tempo de zerar um produto antes da validade. A diferença com produtos de maquiagem é que estamos falando de aplicação direta sobre a pele do rosto, mais sensível que o restante do corpo (principalmente quando falamos de olhos e lábios). Ou seja, o passar do tempo nos cosméticos pode gerar alterações na composição química, propiciando contaminações por fungos e bactérias. 
ISSO QUER DIZER QUE... produtos vencidos podem gerar alergias, irritações, descamação e até infecções mais graves. Vale dizer também que os produtos de maquiagem que, mesmo dentro do prazo de validade, apresentem modificações no cheiro, consistência ou cor devem ser descartados para evitar problemas. Outra dicas importantes: evite guardar produtos de maquiagem e pinceis no banheiro (ambiente propício à contaminação), lave com frequência seus pinceis, não compartilhe batons, máscaras de cílios e cílios postiços com outras pessoas e confira sempre a validade de seus produtos.

CREMES: Assim como os produtos de maquiagem, os cosméticos entram em contato direto com a pele, aumentando o risco de problemas decorrentes da alteração da composição. Nos cremes, esfoliantes e protetores, a composição química conta com corantes, conservantes, aromas e princípios ativos que atuam em um período específico. Após a validade eles podem sofrer variações que acarretam em coceira, alergias, inchaços, surgimento de acnes. O risco aumenta se você tiver a pele sensível ou algum machucado na superfície cutânea.
ISSO SIGNIFICA QUE.... existe o risco de alergias, irritações e complicações com o uso de cremes, esfoliantes e hidratantes vencidos, principalmente em peles sensíveis, assim como pode não acontecer nada. Porém, entre o risco e o benefício, o melhor a se fazer é descartar os produtos vencidos. 

PERFUMES: Assim como os outros cosméticos, os perfumes também possuem validade. Normalmente esse prazo é de até 5 anos, desde que não entrem em contato direto com o sol e o calor. Muito antes do prazo de validade, se o frasco não for acondicionado de forma correta (longe do sol e calor) pode ocorrer a oxidação dos compostos, fazendo com que o aroma se perca ou seja alterado. Assim há também o maior risco de irritações e alergias.
ISSO QUER DIZER QUE... você deve evitar usar perfumes vencidos, pois além do aroma e cor desagradáveis, eles podem gerar alergias, irritações e lesões na pele exposta.

O post ficou longo, mas bem informativo, né? hehe
Espero ter ajudado. Beijocas

5 comentários:

  1. td mundo sabe que é ruim, mas que atire a primeira pedra quem nunca usou! acho que devemos ficar atentas principalmente para mudanças de textura, cheiro e cor, isso é oq denuncia mesmo que o cosmetico esta estragado

    www.tofucolorido.com.br
    www.facebook.com/blogtofucolorido

    ResponderExcluir
  2. Que legal suas dicas! AMEI...
    esse é um tema que sempre ficamos em dúvida quando reparamos que nossos produtos estão vencido.
    Valeu :D

    Beijinhos,
    http://sisterlylove.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Eu nem ligo quando os esmaltes vencem, tenho alguns vencidos aqui e cumprem a mesma função. Mas quando o assunto são produtos que entram em contato com a pele, aí eu tenho muito receio. Tento sempre ficar atenta às datas de validade e descartar corretamente.

    Beijão!
    Heey, Maria! | Fanpage

    ResponderExcluir
  4. Adorei as dicas. É super importante olhar a validade dos produtos antes de usar.

    bj Má
    www.2betrend.com.br

    ResponderExcluir
  5. Sim, Amanda, uma bela duma explicação.
    Valeu, aprendi muito.
    Beijo

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário com elogios, críticas, dúvidas e sugestões!
Sua opinião é muito importante para o Rendas e Paetês! :)
Agradecemos sua visita e volte sempre!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...