segunda-feira, 21 de dezembro de 2015

Dica de beleza: camomila

A camomila é uma das ervas medicinais mais conhecidas, tendo diversas funções para o organismo. Fugimos um pouco dos fins para a saúde e trouxemos dicas para usá-la na estética.

Seu fácil cultivo é um dos motivos para ser tão difundida no mundo, sendo utilizada ao longo da história para o tratamento de doenças e lesões de pele. Dentre suas características e ações terapêuticas estão os efeitos anti-inflamatórios, antialérgicos, antibacterianos e calmantes. Hoje é possível encontrar os princípios ativos da camomila em cremes hidratantes, esfoliantes e demais cosméticos. Abaixo listamos algumas formas de usar a camomila para aprimorar sua beleza.
  • Clarear o cabelo: funciona com cabelos naturalmente loiros e castanhos. Basta fazer o chá de camomila e enxaguar o cabelo com ele. Depois da aplicação, seque os cabelos ao sol, que auxilia no clareamento, deixando os fios dourados. 
  • Calmante para a pele: Utilize saquinhos de chá ou faça compressas com a infusão sobre a pele irritada, com alergia e vermelhidão (evite passar sobre feridas abertas). O efeito calmante da camomila concede alívio e a recuperação do tecido. Vale a mesma dica para cravos e acnes inflamadas.  


  • Sobre olheiras: Faça o chá de camomila, retire o excesso de líquido dos saquinhos e coloque-os no freezer. Depois que estes estiverem resfriados (não precisa ser extremamente congelado), coloque-os sobre os olhos, deixando por cerca de 10 minutos. O frio faz que os vasinhos diminuam, atenuando as cores escuras das olheiras, e de quebra ganhe o efeito calmante da camomila.
  • Limpeza de pele caseira: Sabe aquele velho truque das vovós para limpar a pele? Colocar água quente em uma bacia e aproveitar o vapor para abrir os poros e se livrar dos cravos. Dá pra fazer o mesmo roteiro com o chá de camomila. A água quente será aliada ao chá e depois de alguns minutos com o rosto sobre o vapor (lembre-se de cobrir a cabeça com a toalha, hehe), passe um algodão sobre a pele, evitando friccionar ou extrair com os dedos (deixe isso para as esteticistas que possuem todos os equipamentos necessários para isso. 

 Usam alguma dessas dicas, amores?
Beijos

4 comentários:

  1. Boas dicas.

    Isabel Sá
    http://brilhos-da-moda.blogspot.pt

    ResponderExcluir
  2. Boas dicas.

    Isabel Sá
    http://brilhos-da-moda.blogspot.pt

    ResponderExcluir
  3. Adorei as dicas para as olheiras e para a limpeza de pele. O cheirinho da camomila por si só já acalma. Beijos!
    www.brasildobem.net

    ResponderExcluir
  4. Nunca usei não, Amanda, mas gostei desta sobre calmante para a pele, e para as olheiras, muito bom.
    Beijo

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário com elogios, críticas, dúvidas e sugestões!
Sua opinião é muito importante para o Rendas e Paetês! :)
Agradecemos sua visita e volte sempre!

Os signos por @nanaths

Você já deve ter visto a descrição perfeita da personalidade do seu signo conforme as ilustrações da  @nanaths , certo? As imagens estão da...

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...