quinta-feira, 30 de julho de 2015

Especial 80's: Roupas


Finalmente vamos falar de moda! E nada foi tão característico dos anos 80 como o modo de vestir. As principais inspirações foram ditadas por atrizes e cantoras que fizeram sucesso na década, revelando um mix de peças ousadas e coloridas, com a elegância de tecidos bem estruturados.


A partir de 1980, as mulheres passaram a integrar o mercado de trabalho, inclusive disputando cargos de chefia. Por esse motivo, o modo de vestir tinha seu lado elegante (para a época...), com ombreiras, calças e saias de cintura alta, cintos, tailleurs, mangas bufantes e pregas. Os cintos foram muito usados para marcar a cintura, independente do look. Aqui cabe citar o estilo dos "yuppies", exemplificado pelos excessos no vestuário para o trabalho.

Ao contrário da sofisticação, havia também a diversão. Essa ousadia toda foi demonstrada através dos looks fitness, mas que não ficavam restritos às academias. Assim nasceu o amor pela calça legging, normalmente combinada por polainas, collants, tênis, e porque não, saltos altos?
Em meados dos anos 80, o colorido ficou ainda mais vibrante, em tons de neon e o mix de estampas, proposto em tecidos elásticos e cintilantes.


Além da legging, outro modelo de calça que fez história foi a baggy e a semi-baggy, normalmente de cós alto, soltas no quadril e levemente ajustadas no comprimento. A falta de pudor foi demonstrada nas campanhas, capas de revista e até na apresentação de programas infantis, quando os decotes e recortes cavados eram usados sem restrição. Por falar nisso, o top cropped acabou nascendo aí, tal como as hot pants (Xuxa feelings...).


O jeans também teve seu espaço, tanto nas calças como nas jaquetas, mas sua popularização foi maior na década seguinte. Não podemos deixar de citar peças relevantes no guarda-roupa feminino oitentista, como as meias-calças coloridas e arrastão, o modelo 7/8, as sandálias de plástico (chamadas de melissas, mesmo não sendo da marca), as camisetas de bandas, os macacões, as sobreposições e as mangas-morcego. Pra não errar o look datado, o foco é o volume.


Não deixem de curtir a página do Bar El Compadre e confirmar sua presença no evento Back to the 80's. Beijocas

9 comentários:

  1. Ei Amanda
    Sempre fui muito básica na maneira de me vestir, nunca gostei de exageros, mangas bufantes, decotes ousados, na década de 80 usei muito as calças semi-baggy com camisas listradas e não podia faltar um cinto, hoje em dia não gosto mais deste acessório.
    Beijos.

    ResponderExcluir
  2. Nossa eu lembro dessa foto da Angélica.
    Tenha um lindo fim de semana
    www.colecionadorademoda.com

    ResponderExcluir
  3. que post maravilhoso, querida! adoro o estilo dos anos 80 :D beijos

    ResponderExcluir
  4. Oi! Eu não gosto da moda dos anos 80! Acho muito exagerado e as vezes meio brega, não sei hahaha da pra se divertir um pouco rs
    Beijos!
    http://www.algumasprimaveras.com.br

    ResponderExcluir
  5. Estilo anos 80 é incrível, adoro <3
    Primeira vez que acesso seu blog, gostei de tudo!!! Fico te esperando em uma visitinha lá no meu.
    Bjs

    http://blog-abreaspas.blogspot.com

    ResponderExcluir
  6. Acho que os Anos 80 nos deixou um bom legado. Amo cintura alta, amo blazers, amo cintos para marcar a cintura e mangas bufantes. Só não curto muito cores Neon's. bjinhos girl!

    ResponderExcluir
  7. É ótimo ver as mudanças e saber que hoje ainda temos muitos traços, seja nos croppeds, hot pants.
    Amo! rs
    Beijos!
    http://www.pamlepletier.com/

    ResponderExcluir
  8. Oi Amanda, fiquei fora por um tempo pois estava viajando. Cheguei no sábado e hj fiz o post Links Para Visitar e compartilhei teu link porque adorei. Um resgate e tanto dos anos 80. Bárbaro. Beijos!
    http://www.brasildobem.net/sem-categoria/links-para-visitar-23/
    www.brasildobem.net

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário com elogios, críticas, dúvidas e sugestões!
Sua opinião é muito importante para o Rendas e Paetês! :)
Agradecemos sua visita e volte sempre!

Ideias de Halloween

Esse post já é um clássico de todos os anos, né?  Queria inovar nas inspirações , mas percebi que já havia falando sobre todos os temas r...

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...