domingo, 26 de julho de 2015

Especial 80's: Costumes e comportamentos


Mais um post do nosso especial sobre os anos 80.
Hoje vamos falar sobre os hábitos e os costumes de quem viveu nessa época de tanta liberdade. Sinto não ter nascido na década de 80 (uma das mais brilhantes, literalmente), e como filha dos anos 90, reuni relatos de familiares com uma ampla busca na internet. Peço que me corrijam no que eu estiver errada e contribuam com suas experiências, ok?


Na televisão, Chacrinha dominava os programas de auditório com suas dançarinas super ousadas, troféu abacaxi e muitas buzinadas. Ao mesmo tempo, ascendia o sucesso de Silvio Santos e do Faustão, apresentando Perdidos na Noite. Chico Anysio estrelava diversos personagens e novas apresentadoras ganharam espaço, já no fim da década: Angélica e Xuxa.

As novelas tinham espaço garantido na sala de estar de diversas famílias (nessa época já havia um maior acesso os televisores), contando com histórias muito conhecidas, como Tieta, O Sexo dos Anjos, Mandala, Vale Tudo, Bambole, Brega e Chique, Roque Santeiro, Cambalacho, Que Rei Sou Eu, A Gata Comeu e Baila Comigo. Além das novelas, os seriados também merecem destaque, representados por As Panteras e MacGyver, tal como os desenhos, como ThunderCats, Flintstons, Jetsons e He Man.

Enquanto isso no cinema, as sagas se tornaram viciantes, como no caso de Guerra nas Estrelas, Indiana Jones e De Volta para o Futuro. Outros títulos de renome são Os Goonies, E.T. O Extraterreste, Atração Fatal, Flashdance, Rambo, Poltergesit e Chucky.


Na música, todas as influências do pop rock das décadas anteriores continuaram em alta, despontando ainda bandas como Legião Urbana, Blitz, Titãs, Kid Abelha, Ira!, Barão Vermelho e Paralamas do Sucesso. Outros nomes foram Ritchie, Cazuza, Tim Maia e Lulu Santos. No cenário internacional, Thriller de Michael Jackson (um dos pioneiros do video clipe), Madonna, Cindy Lauper, Guns n' Roses e outros clássicos do rock'n roll e heavy metal.


Dentre os passatempos preferidos da época, não há como não citar o cubo mágico, o Genius e o Atari, com jogos como o Pac Man. Mas as brincadeiras na rua ainda eram as preferidas, com bolas de gude, carrinhos de rolimã e campeonatos de iô-iô. A Suzi era a boneca mais famosa no Brasil até a chegada na Barbie, justamente nos anos 80. Os bonecos também tinham fama, como o Falcon.


Na área tecnológica, desenvolviam-se os primeiros computadores e aprimoravam-se os meios de comunicação. O principal interesse dos jovens da época era enriquecer através do trabalho - os "yuppies", viciados em trabalho e com estilo bem específico. O vírus da AIDS começou a se difundir pelo mundo atingindo vários ídolos da música e arruinando carreiras. O conhecimento da doença desenvolveu as formas de prevenção. Além disso, o movimento das Diretas Já foi um marco na democracia do país, envolvendo milhares de jovens e inspirando as mobilizações sociais até hoje.


Não deixem de curtir a página do Bar El Compadre e confirmar sua presença no evento Back to the 80's. Beijocas :*

7 comentários:

  1. Adoooro! Uma época tão bacana né?
    Um beijo

    Dicas para Todas

    ResponderExcluir
  2. Que máximo!
    Adoro essas coisas dessa época.
    E os brinquedos, caraca! Muito nostálgico pra quem já pegou essas coisas, meus pais ás vezes me contam várias coisas. rs
    Beijos!

    Blog Pam Lepletier

    ResponderExcluir
  3. amei o post querida, a década de 80 sempre me fascinou imenso :D

    ResponderExcluir
  4. Ai que saudade desta época, dos desenhos que passavam, tinham aqueles que no final tinham uma "moral da história", das brincadeiras que faziamos na rua, hoje é tudo diferente, as crianças só ficam trancadas em casa jogando video game, os desenhos é só de luta e maldade e as novelas... nem se fala!
    Adorei o post!

    bjs,

    www.tpmbasica.com.br
    youtube.com/tpmbasica

    ResponderExcluir
  5. Esses patins e brinquedos melhores coisas. Nunca vivi os anos 80 mas acho que algumas coisas perduraram ate os anos noventa e podemos desfrutar um pouco das coisas boas da epoca.

    http://www.leitecombiscoitos.com/

    ResponderExcluir
  6. Ah, ótima postagem, apesar de não ter nascido nos anos 80, sinto falta daquela epoca, onde tudo era diferente, onde as pessoas eram felizes, e viviam unidas, as crianças brincavam nas ruas, tinhas muitos amigo. Hoje é tudo virtual, até mesmo as amizades.

    http://destinoincertoo.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  7. Oi Amanda
    Você fez o dever de casa muito bem, no início da década de 80 já estava com meus 23 anos, então, posso confirmar tudo isto.
    Adorei o posto.
    Beijos.

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário com elogios, críticas, dúvidas e sugestões!
Sua opinião é muito importante para o Rendas e Paetês! :)
Agradecemos sua visita e volte sempre!

Os signos por @nanaths

Você já deve ter visto a descrição perfeita da personalidade do seu signo conforme as ilustrações da  @nanaths , certo? As imagens estão da...

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...