quinta-feira, 9 de julho de 2015

Comprando no Aliexpress

Ainda recebo várias dúvidas das leitoras sobre como comprar no AliExpress. Eu havia feito um vídeo contando sobre a minha experiência, mas como precisei deletar o canal, resolvi escrever tudinho, ainda com mais detalhes. Vamos lá?


Bem, gente... Começo falando que só comprei roupas pelo site, então não tenho opinião sobre produtos eletrônicos e utilidades domésticas, embora eles pareçam muito tentadores nos anúncios.
E sobre as roupas, alguns cuidados devem ser tomados para obter sucesso nas suas compras.

                     COMO FUNCIONA O SITE?                     

Bem, o AliExpress nada mais é do um "Mercado Livre" da China, e como tal, possui vários vendedores que apresentam seus produtos em uma espécie de Loja Virtual, só que nesse caso, todos os produtos são novos, ok? O que mais chama a atenção são os baixos preços e a grande variedade de produtos à disposição, além do que, o frete normalmente não é cobrado. As mercadorias são enviadas pro mundo inteiro e podem até demorar um certo tempo pra chegar (normalmente meses), mas acaba valendo a pena.

          A QUALIDADE DOS PRODUTOS E A POLÊMICA DA MÃO-DE-OBRA         

Chegamos em um ponto importante da questão. Em primeiro lugar, já digo pra vocês que é possível visualizar a qualificação dos vendedores e os comentários de quem já comprou. Ou seja, através disso dá pra saber se a entrega e a qualidade dos produtos foi satisfatória ou não. A segunda e mais discutida questão se refere às denúncias de trabalho escravo na China, o que não é novidade pra ninguém, já que o país tem uma das menores remunerações para mão-de-obra. Mas basta pesquisar um pouco na internet pra ver que não existe comprovação e nada muito claro e definido sobre o tema. As condições de trabalho no país não dizem respeito somente a este site, mas todos os produtos que fazemos uso e que estampam o famoso dizer "Made in China".

                     A COBRANÇA DE TAXAS                    

Nem sempre você será taxado e não é possível prever. Já vi várias pessoas dizendo que somente compras de valores maiores poderiam ser taxadas, mas isso, a princípio, não era verdade. Qualquer pessoa está sujeita a esta cobrança (que chega a 60% do valor da compra) e que pode ser paga nos Correios no momento da retirada. Já aviso que não é tão comum assim ser taxado, são raros os casos. Nas três compras que realizei, em nenhuma recebi qualquer tipo de taxa.
No momento não sei como está a situação (não encontrei nada a respeito), mas segundo está notícia do UOL, a Receita não poderia taxar nenhum compra inferior à 100 dólares.


                           ESCOLHENDO SEUS PRODUTOS                       
  • Tire um bom tempo para vasculhar cada cantinho do site. É possível encontrar uma mesma peça com preços bem diferentes. 
  • Sobre o tamanho das roupas, é importante ter em mãos uma fita métrica para verificar suas medidas e comparar com as tabelas disponibilizadas em cada anúncio. Sugiro também escolher um tamanho maior, já que na China as pessoas tem uma estrutura corporal um pouco menor do que a nossa, e aí é melhor uma peça mais larguinha do que uma peça que não serve, certo?
  • Se você não domina o inglês, abra outra aba em seu navegador para um tradutor. Isso vai facilitar a leitura de algumas palavras que não são traduzidas no site. 
  • Analise os detalhes das peças, como o tecido em que são confeccionadas e as fotos aproximadas mostradas no anúncio. É bem fácil cair na ilusão do look lindo na modelo e acabar com uma peça mais ou menos.
  • Preste atenção nos anúncios que indicam a entrega no Brasil e que tenham frete grátis ("free shipping"). Já encomendei algumas peças que tinham frete pago, mas que mesmo assim valiam a pena, então depende de você.
  • As compras podem demorar meses pra chegar até a sua casa. Por isso é legal peças de verão durante o inverno e peças de inverno durante o verão. 
  • No caso dos calçados, não use um padrão de uma tabela de conversão, mas sim a tabela fornecida pelo anúncio do produto. 

                     PAGAMENTO                     

São várias as opções disponibilizadas pelo site, mas vale ressaltar a compatibilidade da transição com o Brasil. A melhor opção hoje é o boleto bancário, já que você imprime na hora e a baixa acontece de forma mais rápida, agilizando o processo de envio dos produtos. E se você optar por usar o cartão de crédito, este precisa ser internacional. Demais explicações são encontradas no próprio site, em português.
Aqui é importante dizer que a cotação do dólar tem influência direta com os valores cobrados, e no caso do cartão de crédito, o valor pode aumentar conforme a cotação no dia d

                     RASTREAMENTO  E ENTREGA                    

O próprio site disponibiliza o rastreamento do seu produto, mas eu indico o site Muambator, em que você informa o código fornecido pelo AliExpress e recebe por e-mail cada movimentação do seu pacote. E sobre a demora, bem, demora mesmo! É importante lembrar que a compra vem da China e chegando no Brasil é bem comum que fique retida em Curitiba, na Unidade de Tratamento Internacional, onde se decido a taxação da compra ou não. É normal esperar até quatro meses pela sua compra, principalmente em datas como o Natal (em que as vendas aumentam muito). Por isso é importante comprar sem compromisso e curtir a felicidade de ser surpreendida por um pacote do correio quando menos esperar. Mas já digo pra vocês que tive a alegria de receber uma compra em 20 dias, ou seja, não existe regra. Caso sua compra demore mais que o prazo estabelecido no seu pedido (é possível acompanhar ele pelo site), clique em "estender o prazo" para que a loja saiba que o seu produto ainda não chegou. Depois de recebido, dê seu feedback qualificando e comentando sobre o produto.

                    ABRINDO DISPUTA                   

Nunca precisei usar essa função, mas caso a compra demore muuuuuito tempo ou o produto recebido esteja danificado, é possível "abrir uma disputa", em que o site e o vendedor irão analisar as suas reclamações e poderão te reembolsar pela compra mal sucedida.  O AliExpress também possui um programa interno de proteção ao consumidor, e com isso, posso afirmar que é seguro, sim!
Galera, este foi um guia simplificado de como comprar e a resposta de algumas das principais dúvidas referentes ao site. Peço que deixem nos comentários ou enviem e-mails sobre os detalhes que eventualmente eu não tenha comentado aqui.
No mais, super vale a pena. Sou fã! heheheh

Beijocas 

15 comentários:

  1. Ei Amanda boa noite.
    Ótimas dicas viu. Eu já comprei algumas vezes pelo Aliexpress e nunca fui taxada mas morria de medo de ser. Os preços são sedutores... a espera sempre vale muito a pena.
    Lindo espaço.

    Visite minha página
    Blog Vaidade Curiosa
    Fan Page Vaidade Curiosa
    Canal Youtube Vaidade Curiosa
    Google+ Vaidade Curiosa

    Beijos

    ResponderExcluir
  2. Nunca comprei acredita. Tenho medo. Comprei no romwe e deu errado.

    bjus

    Hoje é o dia da Pizza!!!

    http://bit.ly/1MjuNOZ

    Veja 3 looks inspirados no assunto com elementos do momento.

    ResponderExcluir
  3. Adorei o guia!!!!
    Já comprei algumas vezes no Ali, aquilo vicia ne?! kkk
    beijinhos, Rê
    http://blogsonhosdeverao.com.br

    ResponderExcluir
  4. Nunca comprei lá nada.

    Isabel Sá
    http://brilhos-da-moda.blogspot.pt

    ResponderExcluir
  5. Nunca comprei lá nada.

    Isabel Sá
    http://brilhos-da-moda.blogspot.pt

    ResponderExcluir
  6. Já fiz três compras pelo site. As duas primeiras fiquei satisfeita, já a terceira, demorou quase três meses e detestei, o tamanho veio diferente do que eu pedi. A sorte é que é super barato. Beijos
    www.brasildobem.net


    ResponderExcluir
  7. Já comprei no ebay.. mas confesso que desisti desses sites! Não tenho paciência para esperar e já fui taxada uma vez -.-' haha
    Um beijo

    Dicas para Todas

    ResponderExcluir
  8. Eu nunca comprei no aliexpress :S:S
    mas tenho vontade, o problema é que não tenho muita paciência para esperar kkkk

    http://www.blahoestraich.com.br/

    ResponderExcluir
  9. Pena que o Aliexpress não está mais tão bom assim Amanda.
    Comprei 3 vezes lá agora há pouco tempo e não tem mais rastreio, só rastreiam dentro do país foi o que me falaram, quando despacha você fica a ver navios.
    Meu pai comprou um bastão de selfie pra mim e até hoje não veio, há 3 meses e o vendedor não quer devolver dinheiro nem nada, estou perdendo. Acho que nem vou mais comprar lá.
    Beijos!

    Blog Pam Lepletier

    ResponderExcluir
  10. EU não compro mais, comprei umas coisas final do ano passado e até hoje não chegaram.... uma penaa!

    Beijos, Jell e Marcelo ♥
    www.urbanoeretro.com.br
    youtube.com/blogurbanoeretro

    ResponderExcluir
  11. Eu comprei coisas ano passado que não chegaram, por não ter rastreio :(
    Antigamente com as coisas sendo rastreadas pelos Correios era muito bom, hj não é mais assim, pelo menos comigo :(

    http://www.carolinapeclat.com

    Beijos
    Carol

    ResponderExcluir
  12. Oi Amanda
    Nunca comprei nada, tenho um certo receio, especialmente roupas, sem falar que demora demais.
    Beijos.

    ResponderExcluir
  13. eu já fiz algumas comprinhas no aliexpress e correu sempre tudo bem :)

    ResponderExcluir
  14. Nunca fiz compras pela Ali, ainda mais com essa crise, eu cortei o cartão de crédito há tempos.
    Só compro o que realmente preciso.
    Bom final de semana!
    Big Beijos
    Lulu on the Sky

    ResponderExcluir
  15. Oi Amanda, o post ficou ótimo bem informativo, acho que agora ninguém mais terá dúvidas de como comprar no Aliexpress! eu adoro comprar por lá a variedade é imensa, é produto que não tem fim. No entanto já me decepcionei com alguns produtinhos, mas comprar pela internet é assim mesmo... bjs

    De Coturno & Spikes

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário com elogios, críticas, dúvidas e sugestões!
Sua opinião é muito importante para o Rendas e Paetês! :)
Agradecemos sua visita e volte sempre!

Liberdade aos cachos

2017 é definitivamente o ano do cabelo afro e cacheado! Depois da hegemonia dos cabelos lisos, pranchados, escovados e com progressiva, o...

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...