domingo, 14 de junho de 2015

Faculdades: Nutrição

Há alguns meses falei sobre a faculdade de Cosmetologia e Estética nesse post AQUI.. Hoje, a pedidos, retorno para falar da faculdade de Nutrição, minha segunda graduação.

 Para quem não sabe, eu curso as duas faculdades na Unoesc, aqui em Videira mesmo. Faço uma no período da manhã e a outra à noite. O curso de Nutrição pertence a área das ciências biológicas e da saúde e por isso contempla em sua grade disciplinas como Anatomia, Bioquímica, Fisiologia, Microbiologia, Parasitologia e outras, bem abrangentes.

Algumas das disciplinas específicas incluem a Nutrição e Dietética e a Dietoterapia, ou seja, a elaboração prática de dietas individualizadas para cada situação. Ao contrário do que muitos pensam, esse curso nada tem a ver com aprender a cozinhar (embora possamos aprimorar esses dotes na cozinha...). A Nutrição busca compreender e relacionar todos os fatores que possam interferir na alimentação de uma pessoa, mantendo seu estado de saúde, peso adequado e prevenindo complicações.

Aula de tecnologia de alimentos, com a produção de vinho.    |     Aula de nutrição e dietética sobre porções e componentes dos alimentos    |    Aula de microbiologia, com análise da contaminação de alimentos
Existem características diferenciadas para a indicação de uma dieta para cada doença ou para cada faixa de idade. Os bons hábitos estudados e incentivados vão além da alimentação saudável, mas chegam à higiene na manipulação dos alimentos, correto descarte e armazenamento.

A atuação do nutricionista está cada vez mais ampla e exclusiva, como exemplo o atendimento por personal diet ou o home care para certas condições de saúde.

Aula de gastronomia e montagem de pratos infantis.
São várias as áreas de atuação do nutricionista, seja na clínica, na saúde pública, na alimentação coletiva, na nutrição esportiva, na docência e até mesmo na indústria de alimentos. 

E é fato que os índices de sobrepeso e de sedentarismo aumentam cada vez mais na população mundial, dobrando a responsabilidade dos nutricionistas em atuar na prevenção desses problemas.

Sou suspeita pra falar porque AMO o que faço.
Gostaram, amores?
Beijocas

8 comentários:

  1. Maravilhoso vc. integrar as duas faculdades e elas t6em tudo a ver uma com a outra, no futuro quando vc. exercer as profissões poderá linhas tudo em um só consultório. Parabéns pelo esforço e boa vontade.
    Bjs
    www.brasildobem.net

    ResponderExcluir
  2. Sabe que eu sempre quis fazer nutrição?!
    Você me deixou com mais vontade! hehehe
    beijinhos, Rê
    http://blogsonhosdeverao.com.br

    ResponderExcluir
  3. Adorei! É uma faculdade que acho muito interessante e uma profissão essencial <3
    Um beijo

    Dicas para Todas

    ResponderExcluir
  4. Adoreii saber mais um pouco, acho essa profissão tão bacana.
    Meu primo faz nutrição e minha colega se formou já, ela vive fazendo alternativas de pratos, coisas fit eu fico só vendo os compartilhamentos. rs
    Beijos!

    Blog Pam Lepletier

    ResponderExcluir
  5. Nossa que legal a faculdade.

    Um beijo grande e GORDO
    overdosederosa.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  6. é uma faculdade muito interessante mesmo :) eu tenho muito gosto e interesse por nutrição

    ResponderExcluir
  7. Parabens por ser uma pessoa tao interessada! Fazer duas faculdades é para poucos!

    http://juliamodelodemodelo.blogspot.com.br/?m=1

    ResponderExcluir
  8. Gostei sim, querida, parabéns por você cursar duas faculdades tão importantes.
    Não vivo sem uma nutricionista por perto, às vezes fico meio rebelde e acabo extrapolando a reeducação alimentar.
    Um beijo.

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário com elogios, críticas, dúvidas e sugestões!
Sua opinião é muito importante para o Rendas e Paetês! :)
Agradecemos sua visita e volte sempre!

Ilá que eu vou

Senta que lá vem fofura! Fui convidada pelas minhas queridas Daia, Tati e Ilá para conhecer a ILÁ que eu vou , espaço super especial, rep...

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...