domingo, 7 de dezembro de 2014

Esmalte vencido. E agora?

Esse fim de semana baixou o santo do desapego na minha pessoa e acabei tirando todos os esmaltes velhos da caixinha. Isso é, uns 100 vidrinhos que tiveram que ir pro lixo. Além da validade ultrapassada, os componentes da fórmula se separam e o esmalte endurece. 

Garanto que vocês, assim como eu, têm dúvidas sobre os efeitos da validade nos nossos vidrinhos e porque as mudanças de cor acontecem...


Minha coleção contava com cerca de 250 cores, então é lógico que não dava pra usar todos os esmaltes até o fim (só o Dara da Risqué, meu esmalte preferido, do tipo acaba um, compra outro). Também é possível ver que alguns, dentro da validade, já mudaram de cor e endureceram, enquanto outros vencidos à 1 ano estão perfeitos.

No Brasil é a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA) que regula o comércio de cosméticos no geral. No caso dos esmaltes, foi estabelecido o prazo de 3 anos para alcançar a validade. Em contrapartida, os produtos importados usam o método PAO - Period After Opening, começando a contar a validade à partir do momento em que foi aberto. Porém, para serem comercializados no Brasil, devem conter a validade em mês e ano, como preestabelecido para marcas brasileiras.


E faz mal usar um esmalte vencido? Nem sempre! Se o produto não apresentar um cheiro estranho, mudança de coloração e ainda tiver uma boa consistência para a espalhabilidade, provavelmente nada acontecerá. Quem apresenta alergias e sensibilidade aumentada para componentes de cosméticos, deve prestar atenção às reações e evitar usar produtos vencidos. 

O esmalte funciona com solventes e formadores de película, sendo que os solventes, quando evaporam, são responsáveis por fixar a cor na unha e "secá-lo". São esses solventes os principais componentes causadores de alergias, como o formaldeído e o tolueno. 

E aquele branquinho que aparece no fundo no vidro? O nome desse processo é decantação, e pode deixar também um líquido na parte superior do vidro. Isso acontece quando os componentes do esmalte de separam por motivos específicos, por exemplo, deixar exposto à temperatura alta, à luz solar ou pela própria passagem de tempo.

Esmaltinhos indo pro lixo. Por falar nisso, nunca jogue seus esmaltes em ralos de pias, chuveiro ou vasos sanitários, pois eles contém produtos tóxicos que contaminam o ambiente. O ideal seria jogá-lo em uma folha de papel toalha e deixar secar, descartando no lixo reciclado. Ou descarte os vidrinhos em uma sacola separada do lixo comum.
#DicaDeAmiga: Observei nos meus esmaltes de marcas populares que a que mais decanta e fica inutilizada mais rapidamente é a Hits. Já enviei um e-mail para eles comentando esse caso, e também o pincel que é grosso demais, mas não obtive resposta. A marca que menos apresenta esses problemas, pra mim, foi a Risqué. Mas isso é só uma observação, gente. Pode ser questão de sorte, ou da falta dela, hehehehe.

Em resumo, é uma escolha de cada um usar ou não um esmalte vencido ou decantado. Depende mesmo da sua sensibilidade aos cosméticos e da consistência do produto, se ainda puder ser usado. Na dúvida, é claro que é melhor descartar. Mas você decide ;)

Espero que tenham tirado suas dúvidas e gostem das dicas.
Beijocas

8 comentários:

  1. Preciso descartar alguns esmaltes também! Apesar de eu não usar aqueles vencidos, continuo guardando haha

    http://www.brazilianvogue.com.br/

    ResponderExcluir
  2. nossa, os esmaltes da hits decantam msm MUITO rapido! eu uso vencido se ainda estiver em boas condiçoes

    www.tofucolorido.blogspot.com
    www.facebook.com/blogtofucolorido

    ResponderExcluir
  3. Eu sempre faço uma limpeza nos meus.
    :http://maquilhagemesmalte.blogspot.pt/

    ResponderExcluir
  4. Boas dicas.
    Mas eu sigo o que você falou: mesmo se tiver vencido, mas não tendo cheiro ruim ou algo de estranho eu continuo usando mesmo assim. Até hoje não tive problemas não, rs :)
    Beijos!
    http://www.annacaarol.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Olá, Amanda!
    Eu jogo fora se o esmalte está vencido, prefiro não arriscar
    Ótimo dia pra você.
    Big beijos
    Lulu on the Sky

    ResponderExcluir
  6. Eu não gosto de usar esmalte (nem nada vencido), então de tempos em tempos dou uma limpa na minha coleção hahahaha Mas adorei tudo que você falou, principalmente sobre a parte branca que dá as vezes hahah confesso que não sabia o que era xD

    Beijos,
    Blog Coisas de Vih | Fanpage

    GANHE UMA CAMISETA + CANECA, CLIQUE PARA SABER COMO!

    ResponderExcluir
  7. Não tenho coleção de esmaltes, somente uns 4 ou 5 vidrinhos, mesmo assim porque minha irmã trouxe da Europa, tem um vermelho maravilhoso que já tem dois anos e continua muito bom.
    Gostei das informações.
    Beijo, Amanda.

    ResponderExcluir
  8. Muito legal mesmo esse post, estou aqui com uns vencidos, mas estou com pena de jogar fora...aiuhaiuah

    Beijos, Jell e Marcelo
    www.urbanoeretro.com.br

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário com elogios, críticas, dúvidas e sugestões!
Sua opinião é muito importante para o Rendas e Paetês! :)
Agradecemos sua visita e volte sempre!

Como usar: maxi cardigan

Sobre peças de roupa que eu eu AMO: cardigan (ou cardigã, ambos são corretos) . Mas esse amor aumenta quando opto por maxi cardigans, que ...

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...