domingo, 20 de outubro de 2013

Que culpa eles têm?

Tempos atrás já comentei sobre o assunto, mas na última semana ele veio à tona com tudo.

Os testes em animais não são novidade, mas sua crueldade tem chocado ainda mais pessoas à cada dia. A notícia mais recente envolve o Instituto Royal que utiliza cachorros da raça beagle para testar produtos. Para tanto, ativistas manifestaram, contataram órgão públicos e até mesmo resgataram 178 beagles no último sábado. 

É claro que agora, com a presença e foco da mídia, algumas informações nos chegam distorcidas, o que não muda o tema do nosso post de hoje que é a utilização de animais para realização de testes de cosméticos e demais produtos.


Desde que crianças, passamos a ver os animais como seres iguais à nós, que merecem cuidado, amor e carinho. Com o passar do tempo e o uso da "razão", tomamos atitudes boas e ruins perante tudo que nos cerca. A racionalidade fez o humano testar suas invenções no mais indefeso, na maioria das vezes, sem só nem piedade. Há uma lista de imensa de casos relatando a crueldade com animais em nome da moda e da beleza, no que eu costumo chamar de lado negro da indústria bonita. 

Não somente cães, mas animais de diversas espécies, como camundongos, coelhos, macacos e até baratas são usados em laboratórios, sendo que, por fim, são na maioria sacrificados. 
Eu li uma reportagem sobre como são feitos alguns dos testes mais comuns (leia AQUI na íntegra) e achei um pouco chocante demais pra expor aqui. O confronto de opiniões está no fato de a ciência expor sua necessidade de testar produtos antes de lançá-los e colocar o risco da população em perigo.

É muito difícil se colocar em uma posição 100% favorável ou contrária, principalmente se levarmos em consideração que nos alimentamos de produtos cárneos provindos de outros seres vivos (com exceção dos veganos, claro). Assim sendo, milhares de espécies nascem fadadas à morte! Pensar assim é um pouco chocante, mas é uma questão evolutiva em termos de civilização.

Recentemente compartilhei no Facebook o vídeo da mulher que é torturada na vitrine de uma loja, representando os testes com animais.

A cena chocou muita gente que passou pelo local e acabou dando ainda mais ênfase ao assunto.

Saiba quem não testa em animais:
- A PEA é uma organização preocupada com o bem estar e causas do mundo animal. Estes são responsáveis pela lista de empresas que testam e que não testam produtos em animais, sendo que a primeira lista não é mais divulgada devido a uma decisão interna. Confira:

                     A conclusão que eu chego, é que existe uma série de empresas com produtos ótimos, mesmo sem o teste em animais, isso significa que todas podem fazer o mesmo! Tudo depende da responsabilidade social e do próprio bom senso. 

Com o tema em voga, fico à espera das suas opiniões nos comentários!
Beijos e uma boa semana à todos!
Salvem nossos bichinhos! :*

13 comentários:

  1. Uma situação realmente muito importante, mas que negligenciamos... acho que nos produtos deveria existir uma indicação de que a empresa testa em animais, assim fica a criterio de quem compra optar ou não pela causa, assim como nos produtos alimenticios que indicam se possuam origem animal... sei lá, qualquer coisa que servisse para nos orientar.
    O grande problema é que não é apenas a industria de cosméticos que usa, mas temos tb a farmaceutica... daí fica a questão: o que toleramos e o que não? muito triste pensar que para o nosso bem estar outros seres vivos precisam sofrer tanto!
    muito legal o post!
    Beijok's da Sarah *-*
    Belezura de Unha

    ResponderExcluir
  2. Já fiz um post no blog sobre esse vídeo, acho que ano passado.
    E como vc disse, tantas empresas boas não testam seus produtos em animais.. porque outras não seguem esse exemplo né?
    Mas não basta falar... tem que abandonar o rímel da Maybeline e a base da MAC rs
    Kisses

    ResponderExcluir
  3. É muito triste saber o que fazem com os animais só para que possamos ficar bonitas. Talvez o que devemos fazer é parar ou tentar diminuir o uso de marcar que fazem o uso de animais nesses testes. Bjus!

    galerafashion.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  4. Perfeito seu post! Eu já tinha assistido a esse video e agora essa história toda do Instituto Royale e seus testes me fez refletir novamente sobre o tema. Até que ponto somos colaboradores dessa forma de crueldade ao comprar os produtos destas empresas?

    Beijo!
    Clá
    |blog uma garota carioca|

    ResponderExcluir
  5. Adorei o post.
    beijinhos fofos <3
    http://maquilhagemesmalte.blogspot.pt/

    ResponderExcluir
  6. Já assinei a petição. Sou super contra testes em animais!

    www.cindereladementira.com.br

    Tem sorteio de 10 produtos de beleza no blog, confira:

    http://www.cindereladementira.com.br/2013/10/sorteio-10-produtos-koloss-cosmeticos.html

    ResponderExcluir
  7. É realmente ridículo e desumano o que fazem com eles.
    Eu fiquei chocada com tantos cachorros e aquele congelado? Eu chorei horrores, eu não posso ver uma coisa assim, eu queria adotar um dos que foram resgatados, mas moro no RJ.

    http://pamlepletier.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ah a avon não está na lista neah?!
      Será que faz teste em animais? :/

      Excluir
    2. Flor a Avon Testa sim, infelizmente! :/

      Excluir
  8. Sou defensora deles até a morte, já briguei muito por causa dos animais, eles não merecem esse tipo de coisa, e só me faz ter mais nojo dos humanos quando vejo um caso desses. Ainda bem que existem anjos como esses ativistas que salvaram os Beagles!
    O negócio é tentar deixar de usar marcas que testam mesmo.
    Beijos.

    http://divadebrecho.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  9. Acabei de ler um post super interessante sobre o assunto, talvez te interesse: http://easttowestskincare.com/2012/01/09/esclarecimentos-sobre-os-testes-em-animais-realizados-pela-industria-cosmetica/

    Beijo!

    ResponderExcluir
  10. Oi Amanda
    É muito complexo este assunto, difícil ficar contra ou a favor, acho que precisa haver regras, limites, respeito com os animais, mas na contramão, os testes, as pesquisas feitas em animais já salvaram milhares de vidas humanas.
    Beijo

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário com elogios, críticas, dúvidas e sugestões!
Sua opinião é muito importante para o Rendas e Paetês! :)
Agradecemos sua visita e volte sempre!

Amigo secreto: sugestões até R$75

A gente adora deixar para comprar os presentes de Natal na última hora, né?  Muitas vezes isso acontece porque falta inspiração na escolh...

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...