quinta-feira, 8 de agosto de 2013

Um milagre possível!

Fazia um tempinho já que eu queria fazer esse post mas ainda tava elaborando na minha cabeça. Essa semana na aula de Nutrição e Dietética falamos sobre o Guia Alimentar da População Brasileira, o que fez acender aquela lâmpada e trazer essas orientações bem legais pra quem pretende começar a se reeducar!



 Eu P-R-E-C-I-S-O começar esse post dizendo que não existe milagre! Inclusive brinquei com o título do post pra já exemplificar isso. Se há um milagre, é só através da reeducação.
As dietas das revistas são lindas e "te deixam com barriga negativa em 5 dias", só que ocultam os diversos problemas que podem te causar pelas restrições radicais, sem contar que te deixam longe de todos os prazeres da vida. Muito mais importante que isso: CADA ORGANISMO É DIFERENTE DOS OUTROS. Ou seja, a dieta que a nutricionista prescreveu para sua vizinha, tia, amiga ou colega NÃO É a mesma que seria ideal para você e seu metabolismo!

 Para emagrecer de verdade, há uma regrinha muito básica e que explica o porque do símbolo da Nutrição ser uma balança: Emagrecer = gasto superior à ingestão. Na prática, tudo que você come deve totalizar uma quantidade menor do que aquilo que você perde nas atividades normais do dia-a-dia, atividades vitais do corpo e exercícios físicos. Para manter o peso, basta encontrar o equilíbrio entre consumo e gasto. E sabe quem pode te ajudar nisso? Um profissional nutricionista! ;)


 Muito cuidado se você sofre de alguma doença. Normalmente elas precisam de dietas regradas com a disponibilidade correta de cada um dos nutrientes. Em outras palavras, nada de modismos e dietas de revistas e sites de fofoca.


 Dieta é um termo que designa todos os hábitos alimentares do indivíduo na sua vida, o contrário do que se costuma pensar, que dieta é somente o cardápio com restrições.


 Estavam falando sério com você quando disseram que a mastigação é de extrema importância para a digestão e saciedade. Isso facilitará todos os processos posteriores à alimentação e trará muitos benefícios.


 Em tempos de era digital, estamos o tempo todo na frente de algum eletrônico, o que não é bom para a nossa alimentação. E isso vai muito além do prestar atenção na quantidade e no como se está comendo, também diz respeito aos laços familiares e bons hábitos. Procure sempre se alimentar sentado à mesa, livre de maiores distrações como a TV, o computador e o celular.


 A alimentação saudável tem seu preço. É só ir a um super mercado e visualizar a prateleira dos diet/light e demais dietéticos para se surpreender com os valores exorbitantes. A maior variedade de frutas e legumes também acaba saindo mais caro do que as escolhas básicas, mas pra isso, vale se informar do produtos que estão em sua safra, comparar preços e equilibrar as compras. Não precisa levar todos os integrais pra casa de uma só vez!


 Normalmente os profissionais da saúde trabalham em equipe para desmistificar cada caso. Um exemplo são as compulsões alimentares que normalmente têm origem em problemas psicológicos. Assim como é o trabalho com o educador físico para programar as melhores atividades, visando cada paciente com suas particularidades.


 Motive sua área de convívio, seja em casa ou no trabalho. Bons hábitos também sofrem o efeito reflexo e muitas pessoas podem te tomar como exemplo positivo. Um bom modo é a garrafinha de água sempre disponível.


 Antes de se entregar loucamente ao comprimido emagrecedor da vez, os shakes "naturais" que substituem refeições e demais produtos que prometem demais, consulte um profissional nutricionista, ou mais rapidamente, o Dr. Google. Não consuma nada sem conhecer seus efeitos adversos e as reais necessidades do seu organismo. Lembre-se que você pode atingir seus objetivos sem loucuras!



Eu não quis entrar no mérito dos melhores alimentos, do que faz bem ou faz mal, enfim... São regrinhas básicas que vão dar um norte para quem deseja manter a forma e a saúde sem o radicalismo da ditadura da magreza.
Beijocas! :)

14 comentários:

  1. Eu bem sei disso, mas com força e reeducação consegui emagrecer 6.5kg e faltam ainda 1,5kg..haha

    Bjux, Jell
    www.urbanoeretro.com.br

    ResponderExcluir
  2. Eu comecei ontem a substituir uma refeição por shake!
    Vai ser sofrido...mas sei que bonitinha eu consigo. :)
    Ótimas dicas, vou sempre ler pra não esquecer nadica e atngir meu objetivo!
    Bjoks lindona
    Pri

    www.epocaboutique.com.br

    ResponderExcluir
  3. Bom dia Amanda
    Eu acho que dieta só funciona com reeducação alimentar e mais nada comer algum doce de vez em quando não faz mal,praticar exercicios faz muito bem pro corpo e pra alma,o que faz a gente mais feliz,nada dessas dietas malucas remédios isso não é bom e é apenas teporário,fora que é prejudicial a saúde,mudando os hábitos alimentares e praticando exercicio e se permitindo comer uma coxinha de vez em quando é o segredo pra uma vida melhor.

    xoxo *-*

    http://framboesabrazil.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  4. Adorei o post Amanda.
    Meu marido esta fazendo dieta... Malha e mudou completamente a rotina alimentar, e esta dando super certo.

    Venha participar do sorteio que esta rolando lá no blog...

    http://fefaleiro.blogspot.com.br/2013/08/1-sorteio-do-blog.html

    Beijos. ; )

    ResponderExcluir
  5. Amanda eu sou fã de comida gordurosa rsrsrs
    kisses

    ResponderExcluir
  6. Aim queridona
    Você tocou no meu ponto fraco,o ano passado fiz os 100 dias para entrar em forma lembra? obtive sucesso viajei feliz de bem com a balança.
    Porém durante esse ano todo não consegui eliminar os kg que ganhei.
    Tenho 32 anos e sinto cada vez mais o peso do metabolismo,porém estou na luta sempre!
    bejuz Amei o post
    Gi Almeida
    www.todas-amam.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  7. Obrigada! Também amei as ferramentas de chocolate é tanto que comprei!!

    Ah eu adorei suas dicas e com certeza, antes de fazer qualquer loucura tem que consultar mesmo o nutricionista, tem tanta gente fazendo dietas malucas..

    http://pamlepletier.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  8. Esse post é suuuuper útil, viu! Quanto mais gente tiver com essa consciencia, que as coisas tem que ser feitas direitiho (e que não é magica) menos problemas alimentares a gente vai tendo, né?
    ;)

    Um beijo
    www.kvcomvoce.com

    ResponderExcluir
  9. Amei esse post, estou super precisando de uma reeducação alimentar. Eu sou a louca dos doces (formiguinha). rs
    Bom fim de semana!
    Fica com Deus!
    Beijo!

    http://nannacunha.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  10. Ei Amanda
    Excelente sua postagem, informações muito úteis, temos conhecimento delas, mas na prática não adotamos, ou não tão bem como deveríamos, fazemos só aquilo que é conveniente pra nós.
    Falo isto de cadeira, por que estou sempre em luta com a balança, agora mesmo preciso eliminar 4 ou 5 kg e estou tendo dificuldade, meu metabolismo tá lento, devido aos "enta",
    tô curtindo uma meno, tá difícil, viu.
    Beijinho.

    ResponderExcluir
  11. Adorei o post, vou tentar seguir tudinho!

    bjos :*
    http://rachelmalheiros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  12. Adorei as dicas. Eu não tenho problemas com emagrecer, eu emagreço muito fácil mesmo, mas engordo fácil também, rs.

    http://ontendency.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  13. Amei suas dicas Amanda. É um exercicio diário. Qdo eu me empenho consigo emagrecer. Ja consegui cortar refrigerantes e bolachas. Agora resta cortar doces.. o pão já consegui diminuir.
    Bom fds!
    Big Beijos
    Lulu on the sky
    luluonthesky.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  14. estou precisando me reeducar URGENTE!

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário com elogios, críticas, dúvidas e sugestões!
Sua opinião é muito importante para o Rendas e Paetês! :)
Agradecemos sua visita e volte sempre!

Moça Biju: acessórios para fim de ano

Adiviiiiiiinha quem trouxe diversas sugestões de acessórios para inspirar suas produções de fim de ano? Pois é. Estive na Moça Biju, enca...

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...