segunda-feira, 17 de junho de 2013

Novatas na cozinha...

De um tempo pra cá, as manhãs que eu tenho livre, acabo fazendo um almocinho bacana pras mulheres aqui de casa! Comecei a cozinhar muito cedo, com uma vó e uma mãe que sempre arrasaram na cozinha. E minha história com a culinária é mais antiga ainda. Acreditam que quando eu era pequena, assistia fitas VHS (to ficando velha) de programas de culinária? hihi. Pois é! 
Só coloquei em prática os meus dotes depois que cresci um pouco e minha vózinha adoeceu. Aí me obriguei a assumir as panelas, e volta e meia invento umas receitinhas gostosas pra nós.

Resolvi escrever este post para aquelas que estão tendo os primeiros contatos com a cozinha, e tem lá suas dificuldades nos itens básicos pra fuçar em uma!
Espero que façam bom proveito.



  • Nunca comece uma receita sem antes conferir que possui todos os ingredientes.
  • Vá para o pré-preparo... Separe as quantidades de que vai precisar, lave os ingredientes, corte, pique e descasque o que for necessário.
  • Leia toda a receita e seus detalhes.
  • A escolha correta dos recipientes, por exemplo um forma para bolo, influenciará no tempo de preparo, consistência e aparência.
  • O resultado de uma receita depende do correto seguimento dela. Acredite... errei muitas vezes por tentar "fazer do meu jeitinho"!
  • O dito forno pré-aquecido a tantos graus deve ser ligado faltando 15 minutos em média para que você coloque seu prato ou assadeira.
  • Preparo de bolos e tortas no liquidificador parece super práticos de fazer, mas não esqueça de bater primeiro os ingredientes líquidos para depois adicionar os sólidos, conforme a receita.
  • Sabe aquele aroma maravilhoso de comida de mãe? Para obter o mesmo resultado, use ervas frescas que além do visual bonito e do sabor, deixam seu aroma. (Dica: Compre mudas de temperos como alecrim, sálvia, salsa e manjericão e plante em vasinhos na cozinha ou na área externa da sua casa. Fácil de cuidar e uma ótima saída para harmonizar suas receitas).
  • Ao contrário do que todas as pessoas já te falaram, não é necessário colocar óleo na água do macarrão, somente sal! Antes de colocar o macarrão, a água deve estar fervendo. Enquanto ele estiver cozinhando, não mexa, somente retire um fio para experimentar se está al dente.
  • tempere as saladas na hora de servir para evitar que as folhas murchem ou escureçam.
  • Nunca coloque uma carne para assar e esqueça-a até a hora de tirar. O segredo para deixá-la suculenta e saborosa é regá-la a cada 20 minutos com caldo e tempero, vinho e água (intercalados).
  • Não deixe de peneirar a farinha antes de usá-la em qualquer preparação, incorporando aos poucos para analisar a textura e o ponto ideal para cada tipo de massa.
  • Nunca mexa a batata frita. Quando colocá-la na frigideira (óleo frio ou quente), deixe-a até começar a mudança na coloração. Nessa hora você só solta do fundo da frigideira com um garfo e deixa até que obtenham a cor desejada.
  • Cozinha é cuidado o tempo inteiro. Não dá pra acender o fogo da panela e ir pro Facebook, ok? Pra queimar algo é coisa de segundos, então, esteja sempre em cima, acrescentando água e mexendo onde precisa!

Outras coisas também são importantes na cozinha...
  • Sua geladeira:
- A parte superior, mais perto do congelador, é a região mais refrigerada, ou seja, é onde devem ser colocados alimentos como os embutidos (presunto, queijo, etc) e alimentos que já foram preparados, devidamente tampados.
- A prateleira média pode ser usada para vários alimentos, desde os pré-preparados, caixinha de leite, ovos, legumes, verduras. (Dica: Evite guardar latas abertas na geladeira. Transfira seu conteúdo para um pote e tampe)
- A prateleira do fundo serve para alimentos que não precisam de uma temperatura tão baixa. Também é o local correto para descongelar alimentos. É... você não deve descongelar nada a temperatura ambiente pelo risco de contaminação com microrganismos. 
- A porta da geladeira é que tem maior oscilação de temperatura, por isso que os ovos não devem ocupar aquele espaço destinado, erroneamente, para eles! Portanto, deixe somente embalagens bem vedadas nessa região, como é o caso das latas e garrafas de bebidas.
- A gavetas compõe a parte mais protegida do seu refrigerador, dedicado então à alimentos delicados como as frutas e os legumes.

- Respeite a data de validade dos produtos, mesmo que refrigerados. O risco de contaminação microbiológica depois de alguns dias aberto pode gerar riscos à sua saúde! (dica da futura nutri!)

- Informe-se pela internet mesmo, sobre os frutos que estão na sua época em cada mês do ano. Isso garante maior qualidade, variedade e preços mais baratos na hora da compra!


Boa sooooorte! :D
Beijocas

8 comentários:

  1. Gostei bastante da dica
    Sou um completo desastre na cozinha

    Beijos
    @pocketlibro
    http://pocketlibro.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  2. eu sou um desastre na cozinha rs
    kisses

    ResponderExcluir
  3. Adorei as dicas, principalmente da parte da geladeira que eu não sabia direito. Amandita eu sou que nem tu amiga, amo uma cozinha, mas só comecei a mostrar meus ''dotes'' haha, quando casei e me senti na obrigação de fazer coisas sempre boas, frescas e novas a cada dia para o marido, já que não tinha a mãe por perto. Mas eu adoro cozinhar, principalmente receitas fáceis.

    http://ontendency.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Preciso muito de dicas , pois sou uma negação na cozinha =)

    Adorei as suas dicas Amanda ...

    http://blogmocafina.blogspot.com.br/

    Beijos !

    ResponderExcluir
  5. haha muito legais essas dicas!
    beijinhos

    www.izabellagrimaldi.com

    ResponderExcluir
  6. Otimas dicas, querida.

    beijinhos

    http://maquilhagemesmalte.blogspot.pt/

    ResponderExcluir
  7. Adoreei o post!!!
    Super útil as dicas..Bom saber sobre a batata frita, eu sempre fico revirando elas antes msm de corar..kkkkkk
    Bjookaa!! =)

    http://mulhersuperfeminina.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  8. Aí Amandinha, mandou bem, gostei de ver que você tá ligada em prendas domésticas, mesmo sendo uma garota antenada, moderninha, era digital e por aí vai.
    Muito legal.
    Beijinho

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário com elogios, críticas, dúvidas e sugestões!
Sua opinião é muito importante para o Rendas e Paetês! :)
Agradecemos sua visita e volte sempre!

Amigo secreto: sugestões até R$75

A gente adora deixar para comprar os presentes de Natal na última hora, né?  Muitas vezes isso acontece porque falta inspiração na escolh...

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...