terça-feira, 1 de janeiro de 2013

Morando sozinho

Como todo início de ano, é hora de milhares de pessoas decidirem suas vidas Consequentemente, algumas enfrentarão o desafio de deixar o conforto da casa dos pais para viverem sozinhos.

Pensando nisso e nas maiores dúvidas que as pessoas têm quando o assunto é criar seu próprio lar doce lar, aqui vão algumas dicas práticas para facilitar essa nova fase.


Vamos fazer tudo direitinho, explicado nos mínimos detalhes, ok?


Procurando o local: Eleja suas prioridades. Um apartamento ou quitinete pequeno, médio, grande, casa, perto do trabalho, perto da casa dos pais, enfim... Busque imobiliárias ou informações com conhecidos. Analise valores que caibam no seu orçamento.

Móveis necessários: Pra começo de conversa, é necessário mobiliar o local (a não ser que você tenha a sorte de encontrar um imóvel já mobiliado, porém, costumam custar mais caro). Porque não fazer um chá de panelas entre amigos? Faça uma lista de itens de cozinha e decoração com precinhos mais camaradas e chame seus melhores amigos para lhe ajudar. Afinal, depois da casa pronta, eles também irão usufruir do local.

Check-list essencial:
Móveis: Cama com colchão, armário, mesa, cômoda;
 Cozinha: Pia, duas panelas, frigideira, panela de pressão, talheres, forma, copos, pratos, toalhas de louça e de mão;
Eletrodomésticos: Geladeira, liquidificador, fogão, televisão e ferro de passar;
Enxoval: Três jogos de roupa de cama, toalhas de banho e de rosto, colchas e travesseiro;

Organização: Tenha uma agenda, bloquinhos de anotações (post it), canetas e porta-chaves.

Nesse período de elencar as prioridades, é importante lembrar dos detalhes e da economia que terá retorno no futuro. No caso da panela de pressão, nada é mais rápido para cozinhar um alimento, consequentemente, menos o gasto de gás e luz em outros utensílios. #ficadica
Tudo na ponta do lápis para não extrapolar orçamentos e ainda se adaptar na hora de manter seu próprio lar.

Ganhos: Mesada, pensão, salário ou extras. Tenha em mente o quanto entra no seu caixa a cada mês para ter noção do quanto da grana você poderá destinar para cada coisa.

Aluguel: Costuma ser o maior valor dos seus gastos, por isso a escolha é tão importante perante ao seu orçamento. No caso dos apartamentos, não esqueça do valor do condomínio.

Luz e água: São contas básicas para pagar todo mês, mas em alguns casos você consegue se livrar de alguma delas, já embutidas no valor do condomínio. Edifícios mais antigos costumam apresentar mais problemas e, em função disso, mais manutenção. Isso costuma encarecer suas contas.

IPTU: Imposto normalmente pago por quem mora de aluguel, pode ser parcelado mas quem paga a vista ganha desconto. O preço varia conforme o imóvel, por isso é importante ter essa informação se organizar.

Tem que ter: Internet e telefone são quase que essenciais atualmente, por isso é importante somar mais essas dividas. Busque planos que ofereçam facilidades e melhores preços. Uma televisão a cabo também pode ser importante, até porque, a solidão da casa precisa ser preenchida de alguma forma.

Supermercado: É tentador encher a geladeira e os armários de porcaria, mas você precisa pensar um pouquinho na saúde também. Compre alimentos básicos e que possam ser preparados uma vez por semana e reaproveitados através dos dias (pesquise mais sobre congelamento e manutenção de alimentos). Como parte essencial da sua lista, conte com produtos de limpeza e manutenção da casa.

Nunca comprometa todo o seu dinheiro, alguns imprevistos podem surgir no meio do caminho e você deve lidar com eles.

Quem vai pra outra cidade, peça conselhos para as pessoas mais experientes e nunca esqueça que tudo é uma lição.

beijocas! :)

5 comentários:

  1. Morar sozinha é complicado, mas é bom demais hehe'
    Que seu 2013 seja tão incrível quanto 2012 foi pra mim! Tudo de bom sempre ^^
    Excelente quarta!
    Beijinhos ;*

    http://bycarolinaa.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Adorei esse post! Sair da casa dos pais é realmente complicado , mesmo quando não é pra morar de fato "sozinho" !
    muito útil *-*

    ResponderExcluir
  3. Super dicas, importante para os iniciantes
    Passando para desejar
    Ótima 4ª feira !!
    ♥ Beijos coloridos!

    ResponderExcluir
  4. Legal as dicas. Eu moro sozinha a seis meses e sei como é dificil hehehee bjs

    ResponderExcluir
  5. Olá Amandinha
    Bem, eu nunca passei por esta experiência, saí da casa da minha mãe direto pra casar, então não sei como é isto- morar sozinha.
    Acredito que não deva ser nada fácil assumir tantas responsabilidades financeiras; por outro lado você tem a seu favor a liberdade, ser dona do próprio nariz, e isto deve ser muito bom.
    Muito legais suas dicas.
    Beijinho

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário com elogios, críticas, dúvidas e sugestões!
Sua opinião é muito importante para o Rendas e Paetês! :)
Agradecemos sua visita e volte sempre!

Ilá que eu vou

Senta que lá vem fofura! Fui convidada pelas minhas queridas Daia, Tati e Ilá para conhecer a ILÁ que eu vou , espaço super especial, rep...

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...