sábado, 21 de julho de 2012

A moda através das décadas

Falamos de moda diariamente, agimos a partir dela e somos fiéis seguidoras dessa palavra que sintetiza tantas atitudes e sentimentos.

Por isso, resolvi fazer esse resgate da moda desde os anos 20, mostrando tudo aquilo que marcou época e nos fez chegar aos padrões atuais.

Eis os "Anos Loucos" marcados pelo nome de Coco Chanel. Muitos tecidos leves e com movimento, como a seda. Época marcada pelas melindrosas em seus vestidos franjados, muitos colares de pérola, olhos marcados, o famoso chapéu 'cloche', as piteiras, luvas, franjas curtas ou enroladas. Uma marca registrada dos anos 20 são os sapatos de bico arredondado e bicolores, como o conhecido e tendencioso cap toe. Hoje os trajes de melindrosas são bastante encontrados em festas à fantasia e no carnaval, mas as franjas continuam presentes em roupas, bolsas, sapatos e colares. As pérolas dão um toque de classe e romantismo ao look, sendo ainda muito usadas.

Moda também está diretamente ligada a economia, e por isso, a crise de 1929 acabou influenciando a vestimenta dessa época, marcada principalmente por roupas mais comportadas, femininas e em grande parte, destinadas para praticar esportes. O uso de peças mais masculinizadas era comum, assim como as golas de pelo, as saias mìdi e o cardigã, tão presente no nosso cenário atual. Nas peças mais elegantes é o decote nas costas é o registro mais marcante e ousado dos anos 30. Hoje, muitas famosas apostam nesse corte para vestir nos eventos e premiações.

Não há como falar dos anos 40 sem citar a Segunda Guerra Mundial. Mas afinal, no que ela interferiu no mundo fashion? O surgimento do casaco "trench coat" é um registro bem interessante, já que hoje fazemos questão de ter algumas peças nesse modelo para aquecer nossos invernos. Haviam também muitos tailleurs, assim como casacos de tweed, lenços e boinas. É uma das épocas que mais reflete-se a mulher chique da atualidade.

Os anos 50 e a nossa musa inspiradora Audrey Hepburn. Os looks mais românticos e que valorizam os contornos femininos ganharam sua vez, tomando forma em cinturas marcadas, cores pastéis, saias rodadas (godê), calça corsário e sapatilhas. Buscava-se detalhar a mulher por trás da roupa, com toda seu ser e suas formas. Hoje usamos a cintura marcada como um dos melhores truques para dar ênfase à silhueta. Os cintos mais finos são uma ótima pedida para criar tal efeito.

A moda nos anos 60 é toda característica, já que essa década representa o auge do ritmo contagiante que é o Rock'n'roll, acrescentando o psicodelismo na moda. O uso de mini saias, jeans e jaquetas de couro demonstrava toda essa ousadia e anseio por mudanças e identidade visual própria.

Os anos 70 marcam a consolidação do movimento hippie e a forte influencia dele no mundo fashion. As roupas eram confortáveis e estilosas ao mesmo tempo, com forte presença de jeans, franjas, calças de couro, blusas soltas e o famoso salto plataforma. A calça pantalona data dessa época também, e vocês bem sabem o como já ressaltamos essa tendência nas últimas coleções. O destaque vai para o estilo que, hoje, chamamos de Bohó-Chic.


Os anos 80 chegaram com uma pegada Pop muito forte, gerenciada por Madonna. Uso frequente de peças coloridas, de ginástica, muito brilho vinilizado, estampas estravagantes, tanto quanto os cortes de cabelo. Podemos citar a calça legging e as blusas com manga morcego como as peças-chave da década. Impossível não remeter a era pop de 1980 com o tendencioso color block, tão polêmico atualmente.

A década de 90 veio com o estilo Grunge, do auge de Kurt Cobain, cujas vestimentas são bem despojadas, de cores neutras e cortes retos. O uso de jeans e de estampa xadrez tronou-se comum, acompanhado de coturnos e demais acessórios simples, porém estilosos.

A era 2000 veio com ídolos do pop, como Britney Spears, estrelando calças jeans justíssimas, cintura baixa e blusas curtas. Havia uma certa sensualidade na maneira cotidiana de vestir, acompanhada de um tom despojado e confortável. Hoje, fomos influenciados pela época para possuirmos o cropped top como tendência, sem contar os anos de auge da calça justa, skinny, e do jeans lavado. Intenso uso de baby looks e do próprio tênis All Star. Não é novidade para ninguém que hoje somos uma mera evolução ainda bem redudante da década passada.

Quando citamos que a moda é um verdadeiro bumerangue, podemos perceber porque.
Continuamos escrevendo essa história sionuosa e tão diferente através dos anos, espero que cada vez melhor.

beijinhos :*

4 comentários:

  1. Moda é uma coisa engraçada
    Ela sempre vai e volta, isso é bem interessante

    Beijos
    @pocketlibro
    http://pocketlibro.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  2. eu amooo os anos 20, a belle epoque!
    e tbm os anos 70!
    beijoos!

    ResponderExcluir
  3. Adoro a moda dos anos 90!
    Otimo post!
    Beijos!

    ResponderExcluir
  4. incrivel como tudo que achamos ser novo ja fez sucesso em algum lugar ou decada do mundo!
    muito interessante!


    kisses!


    dollporcelain.blogspot.com.br

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário com elogios, críticas, dúvidas e sugestões!
Sua opinião é muito importante para o Rendas e Paetês! :)
Agradecemos sua visita e volte sempre!

Rotina de beleza

E tá fazendo muiiiito frio aqui em SC, gente linda!  A minha rotina de beleza é padrão pra manter a hidratação e evitar o efeito rebote...

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...