quarta-feira, 23 de maio de 2012

Etiqueta Virtual

Em tempos de redes sociais e contatos virtuais, é bom lembrar que a classe, bom-senso e etiqueta também devem fazer parte desse meio. Difícil encontrar pessoas que não façam parte de ao menos uma rede social e cometam algumas gafes de vez enquando. Para evitar esse tipo de confusão que chega a denegrir a imagem de algumas pessoas, aqui vão algumas dicas básicas ;)


Nunca fale aquilo que você não diria pessoalmente

Por estarem escondidas atrás da tela do computador, muita gente perde a noção do tamanho da língua e fala o que não deve sem pensar nas consequências. Seja ao criticar um professor ou um familiar, ou até mesmo cobrar dívidas em forma de brincadeira, mas que tem um fundo de verdade. É constrangedor ver seu nome exposto em qualquer coisa que lhe tire a credibilidade, portanto, nada de falar mal, guarde seus sentimentos fora da rede.

Indiretas mais que diretas

Já dizia o pensador que "indiretas são como bombas, você mira em alguém e acaba acertando vários". Aprendemos desde muito tempo já que quando há um desentendimento com alguém, a melhor forma de colocar os pingos nos i's é através do dialogo. Apesar da infinidade de frases legais para indiretas, é bom saber usá-las para não acabar criando ainda mais discórdia.

Excesso de compartilhamentos

Falando especificamente do Facebook, pessoas que lotam suas timelines com compartilhamentos de coisas irrelevantes e piadas nem tão engraçadas só servem para que você perca seu tempo buscando algum conteúdo com o mínimo de entretenimento. Cancele a assinatura.

Fala pelos cotovelos

O Twitter possibilitou explicitar pensamentos de forma rápida e em 140 caracteres. Isso nada tem a ver com o fato de você contar sua vida e até na hora que vai ao banheiro por lá. Bom-senso é o princípio que rege o uso dessa rede social, é melhor compartilhar frases que possam auxiliar alguém, seja com humor, entretenimento ou reflexão, mas ninguém está com vontade de saber que você "já volta", muito menos quando você "voltou".
O mesmo é válido para o Facebook. Uma postagem a cada 5 minutos é desnecessária.

Fotos e marcações

Uma brincadeirinha de vez em quando para queimar o filme dos amigos até parece legal, mas quando isso cai na rotina e você posta fotos indiscretas e marca seus amigos sem aviso prévio, uma tempestade pode eclodir. Consulte seus amigos antes de postar fotos.
Da mesma forma, a grande exposição é uma falha para a própria segurança. Postar fotos com objetos de alto custo aquisitivo, fotos de sua casa, seu emprego e sua família pode ser um atrativo para os pessoas mal-intencionadas que circulam pela rede.
Ainda sobre a exposição pessoal, o bom-senso deve agir para evitar o excesso de fotos que mostrem somente o seu corpo. A valorização vem a partir do seu conteúdo. Evite os clichês de fotos sem personalidade, fazendo sinais com os dedos, o famoso "bico de pato" ou "vendendo câmera".

Rede social como aliada

Você com certeza já ouviu falar que as empresas contratantes estão de olho naquilo que você compartilha com seus amigos nas suas redes sociais. Isso é tão certo quando 2+2 são 4 , portanto, atenção nas suas imagens, frases e comportamento. Seguindo a regra "seja como você é cotidianamente", isso se torna mais fácil.

-----------------------
- Evite opiniões polêmicas para assuntos ainda mais polêmicos.
- Lembre-se que suas palavras ficam registradas por escrito e na cabeça dos leitores.
- Não mande milhares de solicitações para jogos e aplicativos.
- Quando tiver que conversar com alguém sobre algum assunto mais sério, envie por mensagem (via DM no Twitter)
- Retweetar é uma função que não deve ser usada repetidamente.
- Não use twitter como MSN.


:*

6 comentários:

  1. concordo! existe mt gente sem noção pela internet!!
    gostei ds suas outras postagens tbm, tou seguindo bjaao

    ResponderExcluir
  2. DIcas essenciais! concordo com você, o que mais tem é gente sem noção por ai hahaha
    beijoca

    ResponderExcluir
  3. ótimas dicas, muito boa mesmo.

    Beijocas

    http://opinandomoda.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  4. Gata hoje seu post foi otimo,muita gente deveria ler e nós pensarmos bem antes de postar qualquer coisa...
    Parabéns muito coerente viu
    bejuzzz
    Gi Almeida
    www.todas-amam.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  5. Muito bom seu post!
    As dicas são ótimas..

    Um beijo,
    http://www.suavemalicia.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  6. Parabéns pelo post, amei. Concordo com tudo de vc escreveu... Adorei.



    BjinhOos

    @SanRodriguesS2

    Page do blog: http://www.facebook.com/modabelzaemuitomais

    http://www.sanrodriguess2.blogspot.com/

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário com elogios, críticas, dúvidas e sugestões!
Sua opinião é muito importante para o Rendas e Paetês! :)
Agradecemos sua visita e volte sempre!

Beauty Shop: looks de fim de ano

O ano voou e dezembro está indo na mesma frequência.  E você já parou pra pensar no look que vai usar nas festas de fim de ano? Se aind...

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...