sábado, 21 de abril de 2012

Filtro dos sonhos

Com certeza você já viu um desses, seja na decoração, em uma ilustração ou em tatuagens (muitas pessoas surgiram com essa tatuagem recentemente).

E apesar de o nome revelar um pouco sobre seu significado, muita gente não sabe a simbologia que o objeto possui. Vamos descobrir?


De nome original "dream catcher" ("apanhador de sonhos"), o objeto é um instrumento que atrai os bons sonhos, motivo pelo qual é colocado principalmente no quarto. Normalmente deve ficar onde a luz bata de manhã.


A origem para tal significado provém de diversas lendas e crenças.
Dentre as fontes mais aceitas, reza a história dos nativos americanos, de onde o instrumento vem, que a "Grande Aranha" tece a teia do universo, criadora da energias da existência. Em um episódio, a tal Aranha se comunicou com linguagem sagrada, tecendo uma teia com cipó, cabelos de cavalo e oferendas. Durante o processo de constução da teia, ela falou sobre o ciclo da vida, e das boas e más forças que atuam nesse tempo. Entregando o objeto ao índio, ela explicou que o centro da teia representaria o ciclo da vida, sendo que enquanto balança ao vento, captura os sonhos ainda no ar, partindo do princípio que os bons sonhos sabem seu destino e vão até ele, enquanto os maus sonhos ficam presos na teia e desaparecem na primeira luz do dia.

Podemos também citar que o instrumento é uma mandala, que segundo Jung, é a própria alma humana, simbolizando diversas situações da vida.

A teia pode ser tecida em 7 pontos - 7 profecias, 8 pontos - 8 pernas da Aranha, ou seja, 8 direções sagradas, e 13 pontos - 13 luas. A pena no centro simboliza o ar. Tudo que é coloca ao Filtro possui um significado.


Por toda a simbologia e poder que o Filtros dos Sonhos envolve, o mais legal é que você mesmo faça a sua teia com seu ritual e desejos, tecendo seus siginificados para o instrumento.
Para quem não tem o dom do artesanato, busque lojas especializadas no ramo de esotéricos.

Coloque em seu quarto, escritório, estabelecimento e até mesmo no carro...
No quarto do bebê também é um lugar interessante, na mesma lenda dos nativos americanos, conta-se que a criança ao ver as penas voarem, aprende a importância do ar.

Coloquei uma imagem no blog para atrair os bons sonhos, também! :)

beijinhos.

10 comentários:

  1. Eu acho muuuito legal eu queria um pra mim :)))


    http://sweetdremss.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Nossa..eu já tive um imenso, numa época bem ruim da minha vida me deram...não sei se fez mto efeito..mas era bem bonito! hehehe
    Beijãoooo

    ResponderExcluir
  3. Oi linda, tudo bem? Eu adorei o seu blog e já sou uma nova seguidora, passe no meu e deixe sua marca, ok? Passarei aqui quando puder, entrei agora e é difícil sair :P

    http://anestesiandoamente.blogspot.com.br/

    Beijos linda, boa sorte com o blog ♥

    aaaaa, seu sorriso é lindo :x

    ResponderExcluir
  4. Já ouvi falar delas, super interessante o significado :)
    fashionforanyone.blogspot.com

    ResponderExcluir
  5. Acho lindo demais! Beijo!

    http://denimfever.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Que legal amanda, adorei saber um pouco mais sobre esse objeto, já vi em alguns estabelecimentos que fui lá em SP capital, mas nunca iria imaginar que fosse isso, achei até que fosse um novo formato de sino dos ventos.
    Adorei o post!

    Super beijos e ótimo domingo!

    http://tatystyle.blogspot.com

    ResponderExcluir
  7. São bonitos e o significado é bem interessante.
    Um ótimo domingão. bj
    by: Veve Pink
    http://portal-pattys.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  8. Quero mtmtmtmtm um desses!!!!
    Ficou mais conhecido depois do filme Lua Nova né?

    Beijão, aadorei!

    http://byautriches.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  9. Tatiana Menkaiká - 28/01/2010

    O dreamcatcher, também conhecido como filtro ou teia do sonho, são mandalas de cura de origem nativa norte-americana. O Tempo dos Sonhos é influenciado por boas e más energias. A função do filtro dos sonhos é a de afastar as energias intrusas e incorretas que, presas na teia, se dissipam com os primeiros raios do sol.

    O aro do filtro é a roda da vida, e a teia que tecemos são nossos sonhos, não somente os sonhos que temos quando em contato com o Tempo do Sonho, mas também os sonhos de nossa alma, e o mundo de energia em movimento com o qual lidamos no nosso dia-a-dia. O centro da teia, é o vazio, o Espírito Criador, o Grande Mistério. Enfim, explicações têm muitas, mas devemos sempre lembrar que estes "objetos" não são simples objetos decorativos, eles são instrumentos de poder, são medicinas. Existem inclusive, vários tipos de teia. Os Chippewa utilizam uma teia muito similar à da aranha, em espiral, sendo que a sustentação desta teia em espiral está em 8 fios que correspondem às oito direções sagradas. Já os cherokees, trabalham com um filtro mais simples, onde há apenas uma pedra, geralmente no centro da teia, e uma única pena pendendo sob ele, pois acreditam que o filtro não pode ser muito "carregado" de objetos e penduricalhos para não desvirtuar sua função. Há ainda tradições que trabalham com o filtro na posição horizontal. Mas, enfim, cada tradição tem seu modo de confeccionar esta medicina. O interessante é que esta medicina surgiu em várias tribos que não mantinham contato direto umas com as outras, e vamos encontrar uma série de lendas a respeito disto.

    Estas medicinas podem ser carregadas com um propósito, que ativamos ao construir o filtro, que é quando colocamos nosso espírito e nossa energia transformando-o em um instrumento de poder.

    Além de todo o aspecto de instrumento de poder, o filtro é uma terapia incrível, pois ao fixarmos nossa atenção na medicina que estamos construindo, ela mexe com nossa energia, altera nossa consciência e também nos limpa, equilibra e nos faz recordar de Sonhos e propósitos esquecidos. Enfim, instrumentos de poder mexem com nosso interior, com nossa energia, e são canalizadores. Mas lembremos também que nunca devemos nos tornar instrumentos dos intrumentos, escravos de instrumentos, ou seja, não é o objeto que vai resolver uma série de coisas, ele apenas será veículo para nos por em contato com uma energia ancestral e com nosso intento. Também não nos livraremos de pesadelos, pois eles são aprendizado. O que o filtro basicamente faz é filtrar energias instrusas que podem interferir em nosso processo natural e pessoal do Sonhar e viajar pelo Tempo do Sonho, que é de onde vem grande parte do conhecimento de cada um de nós.
    Texto de Tatiana Menkaiká.

    ResponderExcluir
  10. Adorei o texto, eu pesquisei um pouco mais sobre os filtros e acabei fazendo o meu próprio, ficou bem bonitinho!
    http://plataformadamodabrasileira.blogspot.com

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário com elogios, críticas, dúvidas e sugestões!
Sua opinião é muito importante para o Rendas e Paetês! :)
Agradecemos sua visita e volte sempre!

Bolsa de palha

Nada de Louis Vuitton ou Chanel. A bolsa que você vai desejar nesse verão é outra! Diga oi para a queridinha desse verão: a bolsa de pal...

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...