quarta-feira, 4 de abril de 2012

Eu só quero chocolate!

A trajetória dessa guloseima maravilhosa atravessa séculos e está sempre presente no nosso dia-a-dia, sem discriminação de raça, cor, etnia e classe social.

Com a páscoa chegando, me animei pra escrever um pouco sobre a história do nosso amadinho chocolate!


Lá entre 1500 a.C. e 200 d. C., cientistas apontaram a América do Sul como o berço do cacau, o que levou diversos viajantes a carregar sementes para a América Central. Principalmente no México, o cacau era reverenciado aos deuses, surgindo a primeira forma de chocolate (uma pasta misturada a água, pimenta e farinha de milho). Mais tarde os astecas dominam a civilização maia e usam a 'água de cacau', originalmente o "xocoati" como a bebida que somente os nobres tomavam. 

Nessa época o chocolate também serviu como moeda de troca entre os povos. Agora é a vez dos espanhóis terem contato com tal semente, levando  navios para a Europa, local onde a bebida dos astecas recebeu açúcar, conquistando a população com o "chocolate quente, inclusive a própria rainha Anna da Áustria.

Conrad Van Houten. É a esse holandês que devemos a industrialização do cacau, a partir da extração da manteiga e do surgimento do chocolate sólido. Dessa forma, a primeira barra em larga escala comercializada é da J. S. Fry & Sons. Em 1847 a mesma empresa começa a vender ovos de Páscoa. Em 1891 surgiu a primeira fábrica brasileira de chocolate, a conhecida Neugebauer.

Daí pra frente foi só sucesso... Tanto que em 1937, o poder antidepressivo e energético foi valorizado pelos soldados americanos que levaram diversos chocolates para a guerra.


Ao longo de todo esse tempo (são quase 5 séculos de história) , a ciência vem buscando descobrir mais e mais sobre o chocolate, produto tão apreciado por todas as idades. A guloseima também serviu de inspiração para games, como o Chocolatier, e filmes, como A Fantástica fábrica de chocolate (oompa loompas e willy wonka, quem não curte?!)

Em termos de sáude, os benefícios maiores são atingidos pelo chocolate amargo, que possui maior concentração de cacau na composição. Já o chocolate branco tem mais gordura e deve ser consumido moderadamente. Pesquisas recentes da Alemanha afirmam que o chocolate meio amargo protege o coração, e seu consumo rotineiro diminui os níveis de pressão arterial.

Além de tudo isso, o bem-estar proporcionado é imenso. Isso porque há uma propriedade no chocolate que libera endorfina no nosso corpo.

E existe alguma companhia melhor para tardes frias, ou para espertar nossos neurônios quando necessitamos de energia para pensar e agir?

Isso tudo por trás de uma simbologia bíblica e uma data significativa para os cristãos.
 Que data deliciosa não?
Adooooro páscoa!
beijinhos.





7 comentários:

  1. Gostei do post,adoro chocolate

    Bjos
    http://manequimdeestilo.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  2. Umas das melhores coisas do mundo!
    beijos
    fashionforanyone.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. Eu sou chocolstraaaaaaaaa!
    To aqui digitando e comendo um chocolate .. haha'

    Bjus

    Rosachoquemakeup.blogspot.com

    ResponderExcluir
  4. É bacana saber um pouco da história do chocolate, ontem assistimos A fantástica fabrica de Chocolate no Cartoon, temos o DVD em casa já vi não sei quantas vezes, mas para agradar o filhote a gente assiste de novo e de novo rs
    bjus e Feliz Páscoa

    ResponderExcluir
  5. Hum!!! Eu tenho uma revista, que é uma publicação da Biblioteca Nacional, onde tem um trabalho bem completo sobre o chocolate, suas origens, muita coisa legal mesmo!Eu amo! Afinal de contas, sou formada em História!
    Amiga, estou fazendo chocolate em casa este ano... Estou bem empolgada! Fiz um cursinho básico da Garoto e me resolvi fazer ovos para minha family! Tá ficando bom! rss Fiz até ovo recheado!
    Beijos!

    www.amenidadesdekelly.blogspot.com

    ResponderExcluir
  6. nossa que legal
    fiquei meio hipnotizada no começo do post mas agora já estou legal!!!
    é até covardia, coisa mais boa! Que chegue logo a páscoa!

    Beijos lindaa
    http://www.cacau-makeup.blogspot.com.br/
    http://www.facebook.com/cacaumakeup

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário com elogios, críticas, dúvidas e sugestões!
Sua opinião é muito importante para o Rendas e Paetês! :)
Agradecemos sua visita e volte sempre!

Amigo secreto: sugestões até R$75

A gente adora deixar para comprar os presentes de Natal na última hora, né?  Muitas vezes isso acontece porque falta inspiração na escolh...

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...