terça-feira, 13 de março de 2012

Saúde e Nutrição

Boa tarde :)

Comentei na semana passada que comecei a faculdade de nutrição. né? Agora tudo que for referente a alimentação me chama mais atenção ainda. E como já era habitual, as postagens que falam sobre dieta, saúde e nutrição virão mais carregadas de informação ainda.
Hoje vamos debater alguns tópicos que valem a pena ser reforçados.

A refeição mais importante do dia e que muita gente faz questão de pular. Um estudo realizado nos EUA comprovou que pessoas que costumam pular o café da manhã possuem 4,5 vezes mais chances de se tornarem obesas.
O fato é que depois de horas de jejum, nosso corpo necessita de alimento e quando não comemos nada, as fibras musculares são consumidas para tornarem-se combustível, além de ocorrer o acumulo de gordura.
Mesmo quando você não tem fome, tome ao menos 1 copo de leite ou coma uma fruta para que o sistema digestório funcione.
Para quem gosta de ingerir ração humana e demais farelos e sementes, saiba que eles não são ideais para a primeira refeição do dia pois possuem baixo valor nutricional, não tendo a quantidade necessária de carboidratos e proteínas apropriadas para esse horário.
Por experiência própria, eu não costumava tomar café da manhã, comecei com o hábito há pouco tempo e hoje sinto necessidade dele. De fato também percebi que isso me axiliou no emagrecimento!


Alguém me explica porque tão grande preconceito com o pobrezinho?
O ser humano é tão predestinado a julgar coisas e pessoas que até na alimentação eles desmerece certos alimentos por alguma característica deles. Um dos melhores exemplos é o macarrão, banido de milhares de dietas alimentares devido ao seu índice alto de carboidratos.
É claro que se você comer uma tigela gigante de cada vez, vai ficar um pouco complicado mesmo (em família italiana isso é muuito irresistível), mas isso é um processo comum a qualquer alimento, tudo que é demais, faz mal.
O interessante do macarrão é que as versões enriquecidas contam com baixo teor de gordura e possuem um substãncia chamada de folato, importante para as mulheres entre 20 e 40 anos. O macarrão integral também tem pontinhos a favor por conter menos caloria e três vezes mai fibra que um macarrão tradicional. Isso em prática significa que ele demora mais para ser digerido, absorvendo lentamente seus nutrientes e dando sensação de saciedade.
Mas por enquanto só falamos do macarrão em si. O problema maior está concentrado nos molhos que nós adoramos (deu até água na boca, agora). Consuma muuuito raramente (isso significa: só quando não der mais pra aguentar de vontade) os molhos branco, rosé e a base de queijos, esses são os mais gordurosos!


Também conhecido como "iô-iô", é o motivo pelo qual muitas mulheres viverão em guerra com seus corpos até não atingirem a estabilidade.
Esse efeito normalmente é registrado em mulheres que seguem dietas muitas restritivas que geram perda de massa muscular e diminuem a rapidez do metabolismo, e o que acontece é que quando há uma maior liberdade na mesa, o organismo retoma suas atividades normais.
De modo geral, uma pesquisa da Universidade da Califórnia revelou que mais cedo ou mais tarde, os quilos perdidos em uma dieta vão retornar. 
A verdade é que muito melhor encontrar um equilíbrio no seu consumo e gasto de energia e manter por um bom tempo seus corpo em ordem, do que se matar em regimes ferrenhos que mais tarde terão resultados frustantes. Uma reeducação alimentar e a pratica regulamentar de exercícios físicos resolverão o problema do sobrepeso sem trazer danos e o temido (com razão) efeito sanfona.

Muitas vezes as bebidas que adoramos são muito mais calóricas que os próprios alimentos (em quem costumamos jogar toda a culpa).
Aqui vai uma pequena lista de bebidas que podemos extravasar, ou não!

Pode tomar: 
- Água: Muita água! Não possui nada de calorias, auxiliando inclusive na queima delas. Hidrata o organismo, deixa a pele mais bonita, diminui inchaços entre diversos outros benefícios. Tome os 2 litros de água indicados para consumo diário.
- Chá: em diversos países é a segunda bebida mais consumida depois da água. Ele possui 0 de calorias e trás diversos benefícios. O único porém é que deve ser tomado sem açúcar para que todos os seus pontos a favor de comprovem.
- Café: Da mesma forma que o chá, o café também deveria ser consumido sem açúcar e sem leite, sendo que assim, ficaria praticamente nulo de calorias. Se não vive sem o açúcar e o leite, prefira diminuir as quantidades e utilizar o leite desnatado.

Modere no consumo:
- Suco pronto: A maioria dos sucos de caixinha contam com altos índices de açúcar, tornando assim mais saudável o consumo do suco natural ou de polpa congelada.
- Refrigerante diet: mesmo com zero calorias, é adoçado de forma artificial para agradar o paladar, o que faz com que você sinta mais vontade de comer doces, segundo uma pesquisa nos EUA. Além disso, a bebida gaseificada durante refeições faz com que o estômago encha mais rapidamente, você sente saciedade, mas logo sentirá fome de novo.
- Leite: O leite desnatado, sem gordura, pode até mesmo auxiliar no emagrecimento. O cuidado em si é com o leite integral.
- Isotônico: Deve ser consumido somente por atletas que praticam mais de 1 hora de exercício físico diários, justamente por fornecer cerca de 120 calorias que se transformam em energia. Para os demais praticantes de atividades físicas, somente água basta.

------------------------------------------------------------------------------------------------------------
O importante é não se privar de todas as delícias do mundo..
o segredo do sucesso, pra tudo, é a moderação!

beijinhos especiais pra nós, futuras nutris *-*

9 comentários:

  1. Simplismente adorei, queria rever mesmo minha alimentação, ajudou mt e vou por em pratica.Esquizito esse negocio de "ração humana" sla soa meio grotesco kkkkkkkkkkkk

    Beijão Flooor!!

    http://byautriches.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  2. Você tirou algumas dúvidas e confirmou outras.
    Parabéns pelo post. Muito bom.

    iloveleli.blogspot.com
    @iloveleli
    www.lelicorreia.com.br

    ResponderExcluir
  3. Ei Amanda
    Que legal você fazendo facul de nutrição. Parabéns.
    Suas informações são muito boas, eu estou sempre às voltas com nutricionistas, até porque minha irmã é uma; só que santo de casa não faz milagres, sempre faço acompanhamento com outra profissional.
    Adorei a postagem.
    Bjim

    ResponderExcluir
  4. Adorei o post .. e facul de nutição deve ser ótimo né !

    Bjus

    Rosachoquemakeup.blogspot.com

    ResponderExcluir
  5. mt bom esse post ein ,gostei
    Obrigada pela visita rs tem post novo lá.... bjks, Nícia.

    ResponderExcluir
  6. Adoro macarrão e esses molhos que vc citou são meus preferidos, mas adoro macarrão ao alho e óleo, e se deixar como todos os dias.
    bjus

    ResponderExcluir
  7. Eu mesma cometo o erro grave de pular o café da manhã. Amei as dicas!!
    Bjs, Thá.
    http://consumisse.blogspot.com
    @thaharaujo

    ResponderExcluir
  8. Sou apaixonada por macarrão. Adorei o post.
    Beijos

    www.decaronanamoda.com

    ResponderExcluir
  9. Oi Amanda super obrigada pelo recadinho no meu blog.
    Ja estou te seguindo por aqui.

    Otimas as suas dicas. NAda como ter hábitos saúdaveis e se cuidar.
    Pequenas mudanças fazem grande diferença

    Bjo grande

    Pri

    http://www.styledchicas.blogspot.com

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário com elogios, críticas, dúvidas e sugestões!
Sua opinião é muito importante para o Rendas e Paetês! :)
Agradecemos sua visita e volte sempre!

Moça Biju: acessórios para fim de ano

Adiviiiiiiinha quem trouxe diversas sugestões de acessórios para inspirar suas produções de fim de ano? Pois é. Estive na Moça Biju, enca...

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...