quinta-feira, 2 de fevereiro de 2012

Cinquentinhas, sim!

Popularmente, dizem que a vida começa depois dos 40.
A situação começa a ficar mais complicada depois dos 50, quando o efeito da gravidade é um fato e ficamos mais suscetíveis ao que o avanço da vida nos proporciona.
O passar dos anos é sinônimo de experiência e maturidade, e deve ser encarado com muito bom humor e vitalidade! De preferência, que tudo isso ocorra da forma mais saudável e divertida possível!
O post de hoje é dedicado para vocês que já chegaram nessa idade linda e devem servir de exemplo pra nós jovens que ainda podemos prevenir e conhecer o que há de melhor (ou não) nas quinquagenárias!

  • Saúde
- Menopausa: Geralmente tem início dos 48 ao 52 anos, quando o fluxo menstrual cessa. Mas existem exceções, em que o ciclo pode ser encurtado ou alongado. Com a menopausa, surgem diversos sintomas que só podem ser tratados analisando cada caso, aliado a qualidade de vida que a mulher leva. Algumas precisam de reposição hormonal, outras de antidepressivos, ou ainda é possível tratar cada sintoma individualmente. Nessa fase também surgem as possibilidades de doenças como osteoporose, por isso é importante fazer um check-up 2 vezes por ano. O controle de peso é importante! Deve haver maior ingestão de cálcio (derivados do leite) e diminuição de sódio (sal).  Para ajudar no combate aos sintomas, alimente-se com derivados de soja e outros grãos.
As ondas de calor intenso (o famoso calorão da menopausa) diminuirão consecutivamente com o passar do tempo (portanto, nada de pânico).
A menopausa precoce (em mulheres com menos de 40 anos) pode causar problemas de saúde, portanto é bom ficar alerta aos avisos do seu corpo. Muitas mulheres de diagnosticam precocemente a menopausa fazem reposição hormonal através de medicamentos. 

- Osteoporose: Mulheres ficam mais suscetíveis à essa doença depois da menopausa devido a falta do hormônio feminino. Consequentemente, os ossos perdem massa óssea e cálcio, ficando porosos e frágeis. A maioria das mulheres descobre a doença somente depois de sofrer uma fratura. Existe um exame chamado de densitometria óssea que indicam a doença antes que aconteça algo mais grave.

- Diabetes: De fato a diabetes deixou de ser uma doença das pessoas de mais idade e se tornou rotineira. Mas depois dos cinquenta, ela aparece de forma mais intensa já que o organismo não tem o mesmo poder de defesa que tinha quando jovem. O exame para detectar a diabetes é fácil de fazer e praticamente indolor, além de gratuito no SUS.

- Hipertensão: Pelo fato de poder atingir todo o funcionamento do organismo é que devemos cuidar na nossa pressão com muito carinho. Para prevenir, diminua o sal da comida, evite e ingestão de bebidas alcoólicas (principalmente cerveja), não fume, pratique exercícios físicos e tenha uma dieta com pouquíssima gordura.

- Doenças do Coração: Tornam-se comuns se a mulher tiver uma vida sedentária, colesterol alto e estresse. A boa notícia é que as doenças do coração se encaixam no nível "modificáveis", e portanto, podem ser reversíveis com bons hábitos! 

- Visão: Ela já não é a mesma de anos antes e o uso de óculos é comum nessa idade. O importante é se prevenir de doenças como a catarata e o glaucoma, já que ambos podem levar a cegueira. Para evitar, consulte periodicamente seu oftalmologista.

- Mamografia:  O câncer de mama sempre foi muito alertado nos meios de comunicação pois além do sentido de saúde, ele pode ferir o sentimento do 'ser mulher'. A prevenção é feita pelo exame de mamografia que identifica possíveis nódulos e tumores malignos.
------------------------
  • Beleza
- Ginástica Facial: A ginástica do rosto suaviza os efeitos do sol e do envelhecimento, de forma que fortalece os músculos da face, do pescoço e do colo. Basta 15 minutos diários na frente do espelho para aumentar a circulação sanguínea, oxigenar as fibras musculares, suavizar linhas de expressão e dar mais elasticidade a pele.

- Maquiagem: Mulheres com 50 anos devem usar cremes específicos para linhas de expressão e que contenham bastante colágeno. Tendo uma pele mais elástica e suave, a maquiagem só corrige pequenas imperfeições como manchas e rugas. 
Use o primer para disfarçar poros, corretivo amarelo para esconder olheiras e jamais sobrecarregue seu rosto de produtos. A maquiagem nessa idade, quanto mais natural for, melhor o resultado!
Use base com acabamento seco (dê preferência para as cremosas e oil free). Corretivos devem ser um tom abaixo da cor original da sua pele. Só use pó compacto se sua pele for muito oleosa ou estiver brilhando demais.
Nas sombras, preferência por tons mais claros e terrosos, de preferência opacas. Evite cores cintilantes e brilhosas demais. Duos e Trios de sombras (existem diversas marcas no mercado e o preço é bem camarada) são ótimos para você, pois normalmente as cores combinam entre si e você pode fazer degradê de tons sem erro.
Batons devem ser rosados, terrosos e marrons mais claros. Nada que chame muito a atenção, mantenha a naturalidade.
O blush preferível é nos tons de marrom e terracota, mas se sua pele for mais clara, use os rosadas mais discretos.
Essa é a prova de que uma maquiagem glamourosa, nada tem a ver com quantidade de produtos e brilhos.

- Cabelos: A praticidade do cabelo curto é um atrativo enorme para as cinquentinhas. E é uma ótima pedida já que eles voltaram com tudo e as famosas adoram. 
A coloração dos cabelos (que começam a ficar brancos) é uma opção pessoal, já que muitas adoram o grisalho e fazem questão de assumi-los! O único cuidado que se deve ter é o bom e velho bom-senso. Adequação a sua idade é um respeito com a sua imagem e seu próprio bem-estar.
A queda de cabelos também é uma realidade nessa altura da vida. Existem diversos shampoos anti-quedas, mas se seu problema for mais sério, consulte um especialista.

- Aparência: Manter o corpo em forma não é necessariamente palavra de ordem. Frequentar a academia rende mais fisicamente (aquisição de resistência e manter tudo no lugar) do que esteticamente. 
Aquelas roupas da "vovó" são coisas do passado e independente da idade, existe uma moda que combina com você. A única 'exigência' é a adequação. Você não vai usar uma mini saia, muito menos um decote gigante. é possível ser feminina sem mostrar seu corpo. Olhe-se no espelho e conheça cada parte dele. Aquilo que não lhe agrada pode ser ocultado com uma peça certa. Vestidos minimalistas e com corte reto são ótimos para todas!

  • Bem-Estar
- Aulas em grupo: Seja de aeróbica, de hidroginástica ou de tai chi chuan, as aulas em grupo estimlam não só o físico e a coordenação motora, como também a mente que fica ativa. Dividem-se experiências e exercita-se a memória o tempo todo.

- Leitura: Outros mundos são desvendados através dos livros. Eles desenvolvem a memória, estimulam o senso criativo e são um ótimo passatempo.

- Atividades Físicas: Infinitas formas de estimular o corpo e a mente, desde uma caminhada até mesmo a natação.

- Seja Feliz: Muita gente mal pode se imaginar envelhecendo. É um medo da atualidade, visto que os setores de saúdo no Brasil são precários, existem muitos casos de maus tratos em asilos, sem contar as condições sobre humanas que muitas dessas casas de repouso oferecem. Mas envelhecer com saúde, disposição e felicidade são opções suas! Viaje, aproveite os momentos, faça aquilo que gosta e acima de tudo, VIVA!

---------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
E aí, gostaram das dicas?!
Envelhecer não é ruim, e ser uma cinquentinha moderna é tudo de bom!
beijinhos

17 comentários:

  1. eu quero chegar nos 50 com muito auto astral
    e muita saude

    adorei o post

    http://www.metirademim.com

    ResponderExcluir
  2. Amanda,

    Se a mulher souber se cuidar adequadamente ela chega até aos 70 linda e fabulosa... Essa é a idade da minha sogra que é linda e se cuida muito...
    Suas dicas ajudam e muito!!!

    Bjs linda!

    ResponderExcluir
  3. ótimas dicas!
    Beijos

    www.decaronanamoda.com

    ResponderExcluir
  4. Adorei as dicas!
    Bjs
    www.adoroachados.com

    ResponderExcluir
  5. Quero chegar ao 50 anos muito bem, linda, com vitalidade.
    Excelente post.
    Realmente, quem já chegou nessa idade deve servir de exemplo para nós, jovens, que ainda tempos muito que aprender.

    Fashion World Feminino | Fan Page | Twitter

    Beijinhos!!!

    ResponderExcluir
  6. Arrasou na dica, tem q se cuidar em todas as idades para sermos mais felizes e lindas.
    Ótima sexta-feira, bjo
    by: Veve Pink
    http://portal-pattys.blogspot.com

    ResponderExcluir
  7. Nossa que post super completo hein? Quero chegar nos meus 50 anos com tudo em cima e principalmente com saúde e de bem comigo mesma ! Isso que importa! kkk

    Beijos
    @girlteenvip
    http://girlteen-vip.blogspot.com

    ResponderExcluir
  8. ja usei o secador sim... seca beeem direitinho *-*
    e adorei o post, adorei a forma como vc informa as coisas e os assuntos abordados, adoro o blog!
    beijo ;*

    http://lorena-flor.blogspot.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigadaaa :D
      E eu fiquei com vontade de comprar seu secador, hehehe
      beijo

      Excluir
  9. Eu morro de medo de envelhecer, mas estou ciente de que dá para envelhecer muito bem! Então isso me acalma!

    Beijos!
    http://itglow.blogspot.com

    ResponderExcluir
  10. Adooooooorei este post! Acho super importante a divulgação dessas informações.
    Beijinhos.

    ResponderExcluir
  11. Olá Amanda,
    Uau!!! Amei esse post. Super educativo e mostra que chegar aos cinquenta, como as mulheres de hoje estão chegando, é um orgulho e tanto.
    Acho bacana todo esse cuidado com a estética, mas o principal é a saúde estar cem por cento em dia.
    O envelhecer é algo mágico, mas para que essa magia se torne realidade, temos que começar cedo a ter bons hábitos. Sempre falo isso para minhas filhas.
    Já estou te seguindo.
    Bons fluidos
    www.democratizacaodamoda.blogspot.com

    ResponderExcluir
  12. Oi Amandinha
    Bravo garota, parabéns, muito legal seu texto, dicas muito interessantes, adorei.
    Confesso a você que depois que entrei na casa dos cinquenta, tenho me sentido muito bem, comigo mesma e com a vida, mesmo estando com este problema de saúde meio delicado que estou passando, você sabe qual é.
    Depressão nem pensar, é mais um estágio da vida que temos que passar, a não ser que se morra jovem, e ninguém quer isto, né mesmo?
    Muito obrigada pela atenção em atender meu pedido abordando saúde e beleza para as cinquentinhas.
    Você é uma garota madura e muito bacana, mesmo sendo tão jovem.
    Um beijo.

    ResponderExcluir
  13. Meus parabéns! Gostei muito do seu blog. Que o Senhor Jesus Cristo te abençoe, abundantemente.

    Visite o meu blog e me adicione ao seu. Vamos fazer uma parceria. Aguardo sua confirmação.

    Acesse: http://iijesuseocaminho.blogspot.com

    Abraços.

    ResponderExcluir
  14. Bom dia, obrigada por participar do sorteio, boa sorte Amanda.

    Beijos.

    ResponderExcluir
  15. Super jóia seu post ! Legal mesmo, adorei e iniciativa!

    Beijos ♥

    http://byautriches.blogspot.com/

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário com elogios, críticas, dúvidas e sugestões!
Sua opinião é muito importante para o Rendas e Paetês! :)
Agradecemos sua visita e volte sempre!

Primavera 2017: bordados florais

E não é que temos mais uma tendência chegando com tudo para as próximas estações?  Desde o verão passado os bordados estão fazendo muito ...

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...