sexta-feira, 23 de dezembro de 2011

Destino: Praia!

Todo final de ano é a mesma história.
 Pode-se procurar milhares de roteiros e finalmente você chega na mesma conclusão: praia!
Porque remetemos diretamente férias à praia? Simples! Um local tranquilizador, barulhinho de água, brisa que acalma, perfeito para compras, lazer, entretenimento e descanso! Até mesmo as pessoas que não gostam da areia e da água salgada se rendem ao ambiente que uma boa praia tem para oferecer!
E o que é melhor... sempre existe as mais badaladas e as mais sossegadas. Assim, todo mundo fica satisfeito!
E agora que você já deve estar se programando para as férias, eu chego com esse guia completo para quem vai colocar o pé na estrada com destino ao litoral, ahã!
Depois do roteiro certo e a programação financeira pronta (que alias, deve ser bem detalhada para que não ocorram problemas) é hora dos detalhes funcionais que envolvem tudo aquilo que você vai precisar para ter alguns dias de rei nas areias escaldantes do seu destino.

Conhecendo o Local: O santo google sempre vai te dar uma mãozinha nesse quesito. Ali você procura hospedagem, dados sobre a região, variações climáticas, áreas de lazer e mais tudo que quiser saber. Apesar do acesso fácil a esse tipo de informação, é interessante conversar com algum conhecido que já tenha estado lá. Ele vai lhe contar principalmente sobre as desvantagens, e ai fica mais tranquilo se programar.

Hospedagem: A lista de problemas relativos a hospedagem é imensa: vão desde prometidos e não cumpridos, fotos que nos enganam e serviços mal-feitos. Uma boa pesquisa pode resolver o empecilho. Existem diversos locais que oferecem tudo o que você deseja e com um preço acessível. Sites de busca são ótimos pois contam ainda com comentários de quem já esteve hospedado em tais hoteis e pousadas.
Para quem preferiu alugar uma casa ou apartamento para veraneio, existem cuidados como conhecer o imóvel antes de viajar de férias. Somente isso pode garantir um negócio tranquilo e sem surpresas indesejáveis!

Segurança: Cuidados que devem ser tomados desde o sair de casa até o retorno. Não esqueça tomadas ligadas, alimentos que podem estragar sem refrigeração, janelas abertas, confira a válvula de gás e torneiras que possam ter ficado abertas. Ao sair, avise os vizinhos que estará fora para que eles observem movimentações estranhas.
Para um verão tranquilo, o carro deve ter passado por uma revisão completa e estar 100% para aguentar horas de estrada.
No local de hospedagem, não deixe objetos valiosos e dinheiro a mostra. Normalmente hotéis oferecem o serviço de cofres!
Se for o caso de apartamento, confira sempre janelas e portas para que permaneçam trancadas enquanto você estiver a passeio. Com o carro, os mesmos cuidados devem ser tomados para evitar furtos (som automotivo é o objeto mais comum).




Condições Locais: As cidades litorâneas comumente apresentam temperaturas mais elevadas e índices maiores de radiação solar. Mais uma vez, reforçamos o pedido do protetor solar! Ele vai ser de profunda importância para seu bem-estar e saúde, além do que, aquele vermelho camarão é dolorido e nada atraente.
O calor é um problema para muitas pessoas, por isso, recomenda-se o uso de roupas leves e fresquinhas. O consumo de líquidos constantemente também refrescam e hidratam o organismo. (Abaixo tem post sobre os sucos e seus benefícios, confiram!)
Se for para algum lugar desconhecido, busque informações referentes a doenças da região, se há alguma vacina que deve ser tomada ou prevenção contra insetos. Ninguém quer passar as férias no hospital, não é mesmo?

Alimentação: Chegamos a uma questão importantíssima. Evite qualquer citação como "vamos comer qualquer coisinha em qualquer lugar". No verão sentimos mais sede do que fome, mas um café da manhã e um almoço reforçados são aliados para a manutenção da energia corporal.
Cuidado com alimentos desconhecidos que possam causar intoxicação, da mesma forma como o estabelecimento que fornece a comida... a boa impressão dá uma ajudinha!
Os vendedores ambulantes são super comuns nessa época nas praias. Atenção na forma como estão armazenados os alimentos e como são manuseados!

Crianças: Verão = praia lotada! Pra criança é um perigo atrás do outro. Perder um pequeninho na multidão dará muita dor de cabeça! Esteja sempre de olho nas crianças e não deixe que elas saiam de seu campo de visão.
O mar proporciona muita diversão mas pode ser traiçoeiro. Com os índices de afogamentos aumentando, fique atento para que seu filho esteja com a água abaixo do umbigo (aquele velho e verídico ditado).
Proteção também contra os raios solares. Além do bloqueador solar, mantenha o guarda-sol sempre montado.



Dicas Masculinas: Para um verão com tudo!

Compras: No comércio das cidades litorâneas, costumamos encontrar uma imensa variedade de produtos com preços lá embaixo para atrair consumidores. É claro que você vai se jogar de cabeça nas comprinhas mas não exagere! Se você viajar com um orçamento mais apertadinho, dê prioridade ao lazer e aos gastos fixos. Isso não significa que você não possa comprar lembranças do local ou qualquer coisa coisa que tenha achado interessante, é somente porque as vezes nossa tentação ganha proporções tão grandes que saimos comprando até o que é mais supérfluo.

Registros de Viagem: Quem inventou a câmera digital merece um prêmio! Você tira milhares de fotos e pode ter todas (quem lembra do sacrifício que era lidar com negativos e filmes das câmeras convencionais?). Enfim... como qualquer outro dos seus bens, você deve cuidar do seu equipamento com muito amor. A incidência de furtos nessa época é grande e as vezes você nem se dá conta de que esqueceu a câmera em algum lugar!
Atenção também com a areia! Nninguém merece grãozinhos riscando sua lente, portanto proteja sempre que possível a máquina fotográfica desse tipo de exposição prolongada, eu mesma  já vi muitas terem problema devido a maresia.

Bem... acho que falamos um pouquinho sobre tudo que pode acontecer na sua viagem para a praia, né?
Agora é só arrumar as malas e partir!

Quem vaii?

beijos

4 comentários:

  1. Aí Manda, tô contando os dias para os fds na praia... Oh delícia!!! Renova tudo, não é? Falando em coisas boas tem sorteio de uma esponja removedora no Pitada!

    ResponderExcluir
  2. Quantas diconas!

    Todos os anos eu vou, este ano meus pais não querem acredita? :(
    Vou passar a virada do ano aqui mesmo, aff! rs

    bjs
    http://fashionfinissima.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  3. Adorei as dicas, quem me dera viajar!
    Vem me visitar na minha casa nova, e me seguir de novo.
    Beijos

    www.docescurvas.com

    ResponderExcluir
  4. Queria ir!! Muuuito!! Mas ótimas dicas para aqueles que vão!

    http://franliviapalito.blogspot.com/

    Bjokitaas!

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário com elogios, críticas, dúvidas e sugestões!
Sua opinião é muito importante para o Rendas e Paetês! :)
Agradecemos sua visita e volte sempre!

Amigo secreto: sugestões até R$75

A gente adora deixar para comprar os presentes de Natal na última hora, né?  Muitas vezes isso acontece porque falta inspiração na escolh...

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...