sábado, 26 de fevereiro de 2011

A maior festa popular do planeta: Carnaval.

O Carnaval, vindo das festas carnavalescas que aconteciam na Europa, a festa finalmente intalou-se no Brasil. Na Itália e França, o carnaval ocorria em formas de desfiles urbanos, onde as pessoas usavam máscaras e fantasias. Personagens como a colombina, o pierrô e o Rei Momo foram incorporados ao carnaval brasileiro, sendo então de origem européia.

No Brasil, no final do século XIX, começam a aparecer os primeiros blocos carnavalescos, cordões e os famosos "corsos". Estes últimos, tornaram-se mais populares no começo dos séculos XX. As pessoas se fantasiavam, decoravam seus carros e, em grupos, desfilavam pelas ruas das cidades. O carnaval foi crescendo e tornando-se cada vez mais uma festa popular. Esse crescimento ocorreu com a ajuda das marchinhas carnavalescas. As músicas deixavam o carnaval cada vez mais animado.

A primeira escola de samba surgiu no Rio de Janeiro e chamava-se Deixa Falar. Anos mais tarde a Deixa Falar transformou-se na escola de samba Estácio de Sá. A partir dai o carnaval de rua começa a ganhar um novo formato. Começam a surgir novas escolas de samba no Rio de Janeiro e em São Paulo. Organizadas em Ligas de Escolas de Samba, começam os primeiros campeonatos para verificar qual escola de samba era mais bonita e animada.

Rio de JaneiroCom toda a energia do Brasil é um dos carnavais mais conhecidos no mundo. Surgiu de espontâneas manifestações da população carioca, sempre muito alegre, que durante séculos brincou o carnaval atirando ovos e água nos amigos ao som de qualquer ritmo. Mas a partir do samba é que o carnaval carioca transformou-se até chegar a esse grande espetáculo para o público Marquês de Sapucaí.
Os desfiles só ganharam prestígio a partir de 1950, tornando-se produtos vendáveis. Atraíram a atenção de governantes e de homens de negócios, que viram o enorme potencial econômico da alegria popular.
Em 1954, a prefeitura do Rio de Janeiro convidou astros e estrelas de Hollywood para a festa e com isso atraiu para o desfile milhares de turistas. A partir de então, a TV, interessada na transmissão dos desfiles, teve um papel fundamental na modificação das relações entre a sociedade e o samba.

Atualmente os espetáculos mobilizam milhões de reais para sua realização. Surgiram os cargos especializados para dirigir e montar os desfiles para que tudo saia impecável. A eficácia é garantida!


Pernambuco

Em Recife e Olinda, os festejos do Carnaval são dos mais animados e característicos do país, com a multidão nas ruas exibindo o frevo em seus guarda-chuva coloridos acompanhando os dançarinos, a marca do carnaval pernambucano.


Passistas fantasiados percorrem as ruas de Recife durante dias e noites, em um espetáculo de cores e coreografias livres e improvisadas. Além claro dos tradicionais bonecos de Olinda, que se misturam com a massa, tornando o espetáculo mais bonito de se ver.


O Galo da Madrugada é um bloco carnavalesco que sai todo sábado de carnaval do bairro de São José, um dos bairros do centro da cidade do Recife.

É considerado pelo Guinness Book o maior bloco de carnaval do mundo. Em 2009, o desfile do bloco Galo da Madrugada, no centro do Recife, arrastou mais de 2 milhões de foliões.


BahiaEm Salvador, na Bahia, as comemorações do Carnaval se estendem desde o Ano Novo até a Quarta-feira de Cinzas, com características populares, guardando na música e na dança as raízes culturais afro-brasileiras.

O ritmo predominante é o axé music. Destacam-se como rainhas do carnaval da Bahia, Cláudia Leitte e Ivete Sangalo, que agitam os foliões durante dias em seus trios elétricos deslumbrantes.

Além é claro de outros nomes como Daniela Mercury, Carlinhos Brown, Timbalada, Grupo Olodum e Chiclete com Banana.


Veneza
Já fora do Brasil, o Carnaval mais conhecido é de Veneza. Fantasias e máscaras detalhadas e luxuosas, inspiradas na elegância e bom gosto dos trajes dos séculos XVII e XVIII e nas personagens da Commedia Dell´Arte, em que figuram os nossos conhecidos pierrôs e colombinas compõe o carnaval veneziano.

Após quase desaparecer no século XIX, o Carnaval de Veneza vem, desde 1980, sendo revivido e encorajado pelas autoridades. Atrai hoje mais de 100 mil pessoas que, apesar do frio e da ameaça das marés altas que freqüentemente inundam a praça de São Marcos.


Nas belas mansões e palácios do Gran Canale, organizam-se também luxuosos bailes, regados a champanhe e animados por ruidosas orquestras. A alta sociedade internacional, afastada do burburinho das ruas, comparece aos salões dos hotéis de luxo, decorados a cada ano com temas retirados das óperas de Verdi.



Neles dançam-se valsa, tarantela e até mesmo o samba, cada vez mais popular. O povo, por sua vez, concentrado na Praça São Marcos, se diverte de maneira bem mais desinibida.



Aproveito desde já para desejar ótimos festejos de Carnaval pra vocês! :D
beijos

15 comentários:

  1. Oi Amanda
    Você deu uma super aula sobre carnaval em diversas regiões do nosso país, e também em Veneza, em que a abordagem do carnaval é bem diferente da nossa, mais ainda assim, denominado carnaval.
    Valeu.
    Bjos

    ResponderExcluir
  2. Eu detesto carnaval! Sério, pra mim, a única coisa que resta é realmente o feriado prolongado! Mas as festas, as músicas, os desfiles... me dão uma preguiiiiiiiça q vc não faz ideia!!!
    Beijinhos!!

    http://mmansur.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  3. Carnaval em VEneza é sonho.
    Beijos e bom domingo
    @BrunaMotablog
    Blog Woman Chic (http://wonanchic.blogspot.com/)

    ResponderExcluir
  4. Eu adoro Carnaval! É muita animação, cores, festa.. adoro!!!!

    Beijos.
    www.consumisse.blogspot.com
    @thaharaujo

    ResponderExcluir
  5. Eu amo carnaval, eu nasci no carnaval, então nao teria como odiar, HAHA
    E meu sonho é passar o carnaval No RJ e na Bahia,
    acho que são os melhores *-*
    Beijão :*

    http://lamodde.blogspot.com

    ResponderExcluir
  6. Oi Amanda!!!
    Eu adoro carnaval, gpsto da alegria que esta festa transmite, adorei o post!!!
    Bjs!!!

    ResponderExcluir
  7. super a história né? foi bom saber um pouquinho mais sobre o carnaval, apesar de não gostar muitoo...
    beijão flor

    ResponderExcluir
  8. ai gente o carnaval de veneza deve ser um luxo total.
    trendluxo.blogspot.com

    ResponderExcluir
  9. Não gosto de carnaval... prefiro ficar em casa, quieta, na minha!!
    Mesmo assim, belo post informnativo.


    bjus.

    http://useihoje.blogspot.com

    ResponderExcluir
  10. Tão legal neh?!
    Música arte.... cores
    tudo junto em uma festa lindaaaa

    Beijoooo
    Monique

    http://unhaspintadasecia.blogspot.com

    Te sorteio bem simples lá no blog passa lá!
    Só clicar na propagando no canto direito... Sorteio amanhã já! 28/02

    ResponderExcluir
  11. Nosssa,um super post!!
    Eu amoo Carnaval,
    me jogo com tudooo
    heheheheh
    =)
    Beijos

    www.lupourbaix.com.br
    @lucianapourbaix

    ResponderExcluir
  12. Que post legal. Adoro carnaval e vou curtir bastante.
    bjk flor

    ResponderExcluir
  13. EU ODEIO CARANAVAL, chega essa época começo a ficar com o humor daquele jeito rs, posso passar em Veneza?! Que delícia e LINDOOOOOOOO...
    Bjoks amada
    Pri

    www.epocaboutique.blogspot.com

    ResponderExcluir
  14. AMEI as fotos glamourosas do Carnaval em Veneza. As máscaras são perfeitas! Beijoss

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário com elogios, críticas, dúvidas e sugestões!
Sua opinião é muito importante para o Rendas e Paetês! :)
Agradecemos sua visita e volte sempre!

Ilá que eu vou

Senta que lá vem fofura! Fui convidada pelas minhas queridas Daia, Tati e Ilá para conhecer a ILÁ que eu vou , espaço super especial, rep...

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...