sexta-feira, 3 de setembro de 2010

Menstruação



Menstruação, um assunto mensal

Na Idade Média, as mulheres não tinham permissão para comungar nos dias em que estavam menstruadas. No século 19, elas eram consideradas, durante aquele período do mês, "vítimas de uma enfermidade" na Inglaterra vitoriana. Ao longo da história, a oposição à menstruação foi tamanha que o movimento feminista resolveu fazer dela uma bandeira - e propagar que tantas críticas seriam uma forma de repressão à sexualidade feminina. Ainda hoje, em pleno século 21, as regras enfrentam muita oposição - principalmente por quem se depara com elas todo mês, na intimidade do banheiro.

Nos últimos cinco anos, a procura por anticoncepcionais de longa duração (que suspendem a menstruação) dobrou. São injeções, implantes subcutâneos e um tipo de DIU, todos à base de progesterona, que garantem o fim das cólicas e de outros sintomas da TPM.

Curiosidades sobre a menstruação
Por volta do século 14, as meninas ficavam menstruadas com cerca de 14 anos. Hoje, a primeira regra vem por volta dos 12. Acredita-se que a melhoria na alimentação contribuiu para acelerar nosso amadurecimento. Os absorventes com fita adesiva só chegaram ao mercado na década de 1970. Antes, as mulheres usavam toalhas descartáveis - algumas tinham o formato de uma calcinha, presas à cintura, enquanto outras eram fixas com alfinetes. Em algumas comunidades carentes no interior da Índia, as meninas ficam sentadas sobre a palha, junto às vacas (animal sagrado para os indianos), durante o período menstrual. Em algumas tribos africanas, as garotas, quando da primeira menstruação, passam pelo ritual de caçar insetos aquáticos com a boca e matar uma galinha sentando-se sobre a cabeça do bicho.

Mulheres que vivem juntas menstruam juntas?
Pode perguntar para as amigas - você vai encontrar, sim, vários exemplos de que o fenômeno ocorre. Alguns especialistas acreditam que mulheres que convivem muito sincronizam a menstruação porque há uma espécie de competição biológica para ver quem ovula (e fica grávida) primeiro. Os feromônios, substâncias produzidas pelas glândulas apócrinas - cujo odor seria responsável por atrair os machos -, seriam percebidos pelo organismo das outras mulheres, que então se adaptariam ao novo "regime" menstrual para não deixá-las em desvantagem. Existem pesquisas nessa linha, mas nada foi comprovado cientificamente.

Como diminuir a cólica:

- Beba chá quente (mate ou camomila);
- Deite de costas e coloque um travesseiro apoiando a parte de trás dos joelhos;
- Faça compressas mornas na região lombar e no abdome;
- Tome um banho morno;
- Massageie delicadamente o abdome;
- Faça exercícios leves, como alongamentos ou caminhadas (eles ajudam a diminuir a dor);
- Repouse e evite se expor a situações estressantes durante as menstruações;

:)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário com elogios, críticas, dúvidas e sugestões!
Sua opinião é muito importante para o Rendas e Paetês! :)
Agradecemos sua visita e volte sempre!

Liberdade aos cachos

2017 é definitivamente o ano do cabelo afro e cacheado! Depois da hegemonia dos cabelos lisos, pranchados, escovados e com progressiva, o...

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...